Várzea Paulista participa da ação nacional ‘Dia de Ler. Todo Dia!’

Educação - Destaques
Diversas ações de incentivo a leitura vão ocorrer no dia 01 de outubro 
 
A cidade de Várzea Paulista vai participar, na próxima quinta-feira, dia 01 de outubro, de uma divertida e interessante mobilização. A ação nacional ‘Dia de Ler. Todo Dia’, propõe que em toda cidade, escolas, bibliotecas, empresas, locais públicos entre outros, as pessoas possam registrar um momento de leitura, por meio de fotografias ou filmagens. A proposta é mostrar que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no nosso dia-a-dia, sem nenhum inconveniente. As ações serão administradas pela equipe de Governo e Comunicação, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. 
 
Para participar é muito simples, durante todo o dia primeiro de outubro, toda a população está convidada a dedicar alguns minutos do seu tempo para praticar o exercício da leitura, registrar a ação, e enviar para o e-mail, imprensa@varzeapaulista.sp.gov.br ou publicar no facebook da prefeitura de Várzea Paulista com a hastag #DiaDeLerTodoDiaEmVárzeaPaulista. 
 
Também irá ocorrer, paralelamente, o envolvimento das escolas, de forma voluntária e entusiasmada por parte dos professores e alunos, que vão participar do momento com contação de histórias, em todas as unidades escolares do município. E não serão somente as crianças que podem participar, os membros do grupo da terceira idade e os alunos da APAE estarão na biblioteca municipal, participando da mobilização, com leitura e declamação de poemas. E claro, registrar toda a ação. 
 
E você não pode ficar de fora dessa, não é mesmo? Contamos com a sua participação. 
 
 
A mobilização
 
‘Dia de Ler. Todo Dia!’, é uma mobilização de incentivo à leitura agendada para acontecer, pela primeira vez, em nível nacional, no próximo dia primeiro de outubro. Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo. Vale ler um romance, uma poesia, ficção ou biografia. Livro, revista, jornal, gibi. O que conta para o ‘Dia de Ler. Todo Dia!’ é a atitude de ler. Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante. Vale ler em qualquer lugar da cidade sem contrariar nenhuma regra de segurança, logicamente. Não pode ler dirigindo, mas pode ler como carona.
 
A inspiração para o Dia de Ler. Todo Dia! veio de uma outra mobilização que ocorre sempre no final do mês de maio e que leva o nome de Dia do Desafio. Em São Paulo é organizado pelo SESC e propõe o enfrentamento de cidades que se articulam para reunir ao longo de 12 horas o maior número de pessoas realizando alguma atividade física por um determinado período de tempo.