2ª Copa da Fé de Futsal tem abertura oficial realizada

Esporte e Lazer - Destaques
Autoridades da Prefeitura e do Conselho de Lideranças Cristãs recebem oficialmente delegações das equipes participantes
 
 
Autoridades do Município de Várzea Paulista e do Conselho de Lideranças Cristãs realizaram a abertura oficial da 2ª Copa da Fé de Futsal, na tarde do último sábado (26), no Ginásio Vila Popular. Antes dos três primeiros jogos, os gestores parabenizaram as delegações representantes das 22 equipes – de várias comunidades católicas e denominações evangélicas – e as encorajaram para a edição deste ano.
 
O pastor Jeremias Santana, presidente do Conselho de Lideranças Cristãs, que realiza o evento com o apoio do Departamento de Esportes, reconheceu o apoio da Prefeitura para a realização da competição. Junto aos competidores, declarou aberta a competição e estimulou os jogadores. “O Conselho tem a honra de recebê-los e parabenizá-los neste evento”. Pelo laço da fé cristã, o gestor recomendou que as equipes tenham espírito esportivo durante os jogos. “Estamos aqui para construir relacionamento e amizade”.
 
O coordenador geral do evento, pastor Oseas Gonçalves, fez uma oração com os jogadores. Para o gestor, tem destaque o aumento do número de equipes, da primeira para a segunda edição, de 14 para 22. Para ele, a competição objetiva que haja integração das comunidades, aliada à comunhão e o fortalecimento da fé cristã. Fiéis mais unidos poderão, inclusive, engajar-se em causas sociais, pela criação de um espírito de cooperação entre eles. “O intuito aqui é promover a unidade, a comunhão e o social”.
 
O prefeito Juvenal Rossi também prestigiou a solenidade e estimulou as equipes a jogarem de forma leal e realizarem a competição com alegria. “A Copa da Fé é uma manifestação de alegria”, ponderou. “O importante é que a gente se entenda”.
 
Para o vereador, professor Claudemir, independentemente de seus resultados, os jogos devem trazer alegria a todos os participantes. “Que todos os que estão aqui possam ser vencedores nesta Copa da Fé”. 
 
O prefeito também revelou a ideia de que eventos parecidos possam ser organizados futuramente, na cidade, para mulheres e crianças.
 
 
 
Bola rolando
 
Três jogos foram feitos, após o minuto de silêncio, em homenagem ao coordenador de Esportes da Prefeitura de Várzea Paulista e presidente da Liga de Futebol Amador de Várzea Paulista, Luiz Antônio Silva, falecido no último dia 8: O IEQ (Igreja do Evangelho Quadrangular) Promeca venceu o Casa do Oleiro, por 3 a 2; o São Benedito venceu o CEJEAL, por 2 a 1 e o Ministério Face a Face goleou o Ministério Voz da Verdade, por 4 a 2.
 
 
Boas expectativas
 
Para Sidney Costa, técnico do IPI (Igreja Pentencostal Independente), vice-campeão da edição de 2014, a competição foi importante por realizar a união entre fieis de igrejas diferentes. Os jogadores da própria equipe ficaram mais integrados entre si, segundo ele. “A competição foi muito positiva para a integração com outras igrejas”. De acordo com o treinador, tem havido até mesmo mais procura pelas atividades da igreja, em razão do interesse pela competição. 
 
As amizades com membros de outras religiões também foram destacadas pelo goleiro da equipe DAC (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), do Jardim Mirante, 6ª colocada no ano passado. “Foi gostoso. A gente se misturou com outras igrejas que a gente não conhece”.
 
Este ano, o jogador espera que a equipe possa ter um desempenho melhor. Novos jogadores chegaram e treinos têm sido realizados, com esse objetivo.
 
 
Regulamento
 
Até a primeira quinzena de dezembro, as equipes vão se enfrentar no sistema de eliminatória dupla – os vencedores e os perdedores jogarão entre si, de maneira que os que perdem duas vezes sejam eliminados. Ao final, será realizada uma grande decisão.