O evento, que ocorre de 2 a 31 de outubro, tem como objetivo demonstrar o valor histórico de imagens do Brasil
A Secretaria Adjunta de Cultura, em parceria com a ‘Photos Archive Atual Serviços Culturais LTDA’, promove, a partir de 2 de outubro, no prédio do Facilita, uma exposição de selos que abrange várias fotografias de flores. O intuito da mostra é abordar o valor histórico das imagens retiradas de várias regiões do país. O primeiro dos 30 temas sobre exposição remete às flores.
Para a primeira dama e curadora da primeira exposição temática “para não dizer que não falei das flores”, Ângela Rossi, a expectativa é atingir a comunidade além da participação das escolas. “Esse evento é muito importante para a cidade, porque agrega o valor cultural de cada lugar, e, nesta primeira abordagem, as imagens remetem às flores por causa do início da primavera”, explica. “Pretendemos atingir todos os moradores e contamos com a participação das escolas municipais, estaduais”, completa.
Segundo o secretário adjunto de Cultura, Jota Moreira, é importante que outras entidades participem, como por exemplo, o Conselho Municipal de Cultura, a fim de contribuir com a promoção do evento. “Estamos fazendo menção a duas linguagens das quais a cultura participa: linguagem da arte visual e linguagem patrimonial histórica”, disse.
O evento começa no dia 2, no Facilita, contudo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, toda a mostra será transferida à Praça CEUs (Centro de Esportes e Artes Unificados).
CEUs
A praça vai integrar em um espaço físico onde haverá intervenções culturais, como teatro, dança, musical e literatura. “Como a Orquivárzea é um grande evento e de extrema importância para a cidade, estamos transferindo todo o material exposto para o CEUs e esperamos, nesta mostra, em torno de 10 mil pessoas”, finaliza Jota.
Localização
O evento será no Espaço Cultural (Facilita). Rua: João Póvoa, nº 97 – Jardim do Lar.
Photo Archive
A photo archive tem a finalidade de divulgar a cultura através das fotografias ampliadas usando banners instalados em pedestais.
Valor histórico do selo
A Exposição de selos abrange um panorama com a presença de fotografias da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Nordeste e Região Sul do Brasil. Ao todo foram 50 selos selecionados pelos correios e são ampliados fotograficamente abrangendo ao todo 16 banners. Cada selo representa o valor histórico da região em que foi retirada para simbolizar o crescimento e desenvolvimento das cidades selecionadas.
Sobre os selos
Selos são estampilhas usadas na postagem de cartas encomendas. O Dia do Selo é comemorado no dia 1º de agosto. A data refere-se à criação, em 1843, do Olho de Boi, o primeiro selo brasileiro. O Brasil foi o segundo país do mundo a emitir selos. O primeiro foi à Inglaterra. Mais do que o caráter comercial, os selos retratam as mudanças socioculturais das nações. São ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos e despertam paixão de colecionadores, os chamados filatelistas.