Prefeitura abre oficialmente a Semana Nacional do Trânsito

Trânsito - Destaques
Programação, até 25 de setembro (sexta-feira) tem como tema “Seja você a mudança no trânsito”
 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu a abertura oficial das atividades da Semana Nacional do Trânsito, na tarde da última segunda-feira (21), no prédio do Facilita. O evento contou com uma palestra com o tema “Seja você a mudança no trânsito; as apresentações dos agentes mirins e do projeto de conscientização Cidade Mirim; e uma homenagem à primeira munícipe que obteve a carteira de habilitação na cidade, Natália Rocha.  
O palestrante, Dr. Eliseu Ruiz, pós-graduado em gestão e direito do trânsito, elogiou a iniciativa, por parte da Prefeitura, de realizar os trabalhos, dentro da Semana Nacional do Trânsito. “É um evento que todos os municípios deveriam fazer, com relação aos riscos a que estamos expostos”, reconheceu.
 
Na palestra, ele ressaltou que, todas as pessoas, sem exceção, estão sujeitas às fatalidades no trânsito. “Quando a gente se faz presente no sistema viário, não há pessoas mais ou menos importantes”. Com vasta experiência como agente de trânsito pelo Governo do Estado de São Paulo, o profissional destacou que as regras de trânsito devem ser cumpridas por todos e que o seu desconhecimento adequado pode levar a graves consequências. “Quando eu não conheço sobre trânsito, eu mato”, alertou. “No trânsito, o erro marca a nossa vida e a de terceiros”.
 
Na mesma solenidade, os seis atuais agentes de trânsito mirins se apresentaram ao público e fizeram uma explanação bem didática sobre dicas de segurança no trânsito e sinalização. Alguns alertas foram dados, como os de não beber e dirigir e sobre a necessidade de usar o cinto de segurança no banco traseiro dos veículos.
 
O projeto Cidade Mirim também foi apresentado aos presentes. Os agentes de trânsito mirins vão circular por quatro escolas municipais, durante esta semana. As crianças apresentarão aos alunos uma maquete menor, ilustrativa sobre parte do centro da cidade, com as devidas sinalizações, e uma maior, representando um pequeno viário, muito bem sinalizado. O público conheceu os dois arquétipos.
 
A primeira munícipe que conseguiu ficar habilitada na cidade, Natália Rocha, foi homenageada: recebeu, das mãos do prefeito Juvenal Rossi, uma orquídea. A cidadã, que obteve sua carteira de habilitação em 21 de janeiro de 1977, contou que as conhecidas de sua época acabaram, ao contrário dela, desistindo durante o curso preparatório para a obtenção da CNH. “Elas pararam no caminho, mas eu fui embora”, brincou.
 
Importância social
 
O prefeito Juvenal Rossi parabenizou os agentes mirins pela apresentação. Na avaliação do gestor, ouvir dicas simples como essas de crianças faz toda a diferença, uma vez que os adultos, dessa forma, podem recordar alguns cuidados muitas vezes deixados de lado. “O que vocês falaram aqui, vindo de vocês, tem um outro peso”, explicou. As crianças foram incentivadas a prosseguirem no exercício de sua responsabilidade cidadã. “Continuem assim, para que possamos mudar alguns comportamentos”.
 
A secretária interina de Transporte Público e Trânsito, Simone Bifani, também sinalizou a importância do papel multiplicador dos pequenos. “As crianças são o futuro do Brasil. Que elas consigam passar para os adultos essa conscientização no trânsito, porque ele mata”.
 
O prefeito também revelou que dados científicos apontam Várzea Paulista como uma das cidades com maior índice de respeito à faixa de pedestres, por parte dos condutores. A Semana Nacional do Trânsito pode ajudar a transformar, de forma ainda mais positiva, os hábitos dos motoristas varzinos, assim como o talão de multas mirins que tem sido usado por algumas crianças, para conscientizar os pais sobre infrações de trânsito. “Esta cidade dá mais um passo, nessa mudança de comportamento”.
 
Uma das vereadoras presentes, Valdilene Marina, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa, uma vez que, apesar das atividades serem feitas em todo o Brasil, as mais relevantes são as realizadas dentro de Várzea Paulista. O trabalho com as crianças, com vistas a mudanças comportamentais no trânsito, também foi elogiado. “É só pelo trabalho com a educação que a gente consegue mudar algo”.
 
 
Bafômetro e talão de multas
 
No evento, também foram distribuídos bafômetros descartáveis e talões de multa mirins.
 
 
Novos rumos
 
O prefeito também destacou os esforços feitos pela administração para incrementar a mobilidade urbana da cidade, além de sua infraestrutura. O Viaduto da Ponte Seca, com obras em andamento, consiste em uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca.
 
A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em determinados horários.
 
A Estrada da Boiada, requisitada pela Prefeitura de Várzea Paulista e inaugurada pela Prefeitura de Jundiaí, em 2013, foi outra conquista para o trânsito varzino. O acesso liga a região do Santa Gertrudes, em Jundiaí, à região da Vila Popular, em Várzea Paulista, e melhorou a mobilidade na região. Ao mesmo tempo em que a administração está empenhada para essas e outras possíveis intervenções futuras necessárias, o prefeito reconheceu, no evento, o bom trabalho desempenhado pelos agentes de trânsito. “Vocês estão nos ajudando a amenizar os problemas”.
 
 
Cidade Mirim
As escolas e instituições que quiserem contar com o trabalho devem contatar a Secretaria de Transporte Público e Trânsito, pelo telefone 4595-4009. O assunto deve ser tratado com a Margarete. 
 
Programação
 
22 a 25 de setembro 
Projeto Cidade Mirim
Alunos de escolas municipais, da Educação Infantil ao Ano 3 do Ensino Fundamental, recebem os agentes mirins, as maquetes educativas e assistem a palestras, de manhã e à tarde, com o tema “Onde está a nossa sinalização?”. As demais escolas que se interessarem poderão requisitar o trabalho à Secretaria de Trânsito pelo telefone 4595-4009 (falar com Margarete);
 
23 de setembro (quarta-feira) 
Peça teatral “Consciência em Mão Dupla: Embreagem, Freie e Pense”
Espaço Cidadania (Auditório Santo Dias), às 19h30;
 
24 de setembro (quinta-feira) 
Missa em ação de graças pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito (23 de setembro)
Paróquia Nossa Senhora da Piedade, às 19h30. O endereço é Praça Nossa Senhora da Piedade, s/n – Jardim Paraíso.