Várzea Paulista comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

Meio Ambiente - Destaques
A data traz uma reflexão sobre essa importante riqueza natural

No dia 21 de setembro, a manhã de atividades escolares começou diferente para os alunos de uma escola particular de Várzea Paulista. Mais de 50 alunos participaram do plantio de mudas de árvores, em comemoração ao Dia da Árvore, acompanhados de professores e, com a presença do secretário de Meio Ambiente do município, João de Lima.

Os estudantes se divertiram e aprenderam sobre o meio ambiente, além de plantarem 14 mudas das espécies astrapéia (Dombeya wallichii) e manacás, nos arredores do córrego Bertioga, na região da praça da Biblia que já conta com o total de 56 árvores plantadas no local.

Para o secretário João de Lima, a iniciativa é fundamental. “Os jovens estudantes precisam estar atentos a essa data, é um dia que tem que ser preservado, eles se tornam defensores do meio ambiente”, explica o secretário. De acordo com a professora e coordenador da projetos do colégio Thaiza Nascimento, a ação é de fato um ensinamento para jovens, e faz parte do cronograma de atividades extra curriculares “Uma aula de preservação e respeito ao meio ambiente”, disse Thaiza.

Os alunos puderam comemorar a data e se conscientizar quanto à preservação das árvores. “Pela primeira vez estou plantando uma árvore, além de ser divertido estou ajudando a preservar o meio ambiente da minha cidade”, disse a aluna Milena Lisboa de 11 anos. A experiência de plantar uma árvore foi divertida para Lavinia Capecho (11), que ficou animada. “Adorei mexer na terra, eu e minhas amigas encontramos duas minhocas, foi uma experiência bem diferente, quero contar para meus pais que eu plantei uma árvore”, conta a aluna.

E a expectativa de plantar e cuidar da árvore também tomou conta das crianças. “Interessante demais, é muito bom ter o contato com a natureza, quero ver essa árvore que plantei crescer”, contou Ana Laura (10). “Estou feliz de poder plantar uma árvore na minha cidade, gostei muito dessa atividade”, disse a aluna Camilly Buosi (11), que aprovou a ação.

Dia da Árvore

O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Curiosidades

Das espécies plantadas, a astrapéia é uma árvore de rápido crescimento e baixa manutenção, que se destaca principalmente em plantios isolados, mas que pode ser parcialmente sombreada por outras árvores ou construções. As inflorescências pendentes atraem muitas abelhas e possuem perfume agradável e suave, que lembra o côco. Já o manacá é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e sua floração ocorre no inverno.