Prefeitura inaugura área de lazer no Jardim Buriti

Esporte e Lazer - Destaques
Bairro recebeu novo parquinho e academia ao ar livre

A Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou, com a presença de autoridades municipais dos poderes executivo e legislativo, a área de lazer do Jardim Buriti, na noite da última sexta-feira (18). Os gestores apresentaram o novo espaço, com parquinho e academia ao ar livre, às mais de 200 pessoas presentes. A área conta com uma academia ao ar livre – nove equipamentos de ginástica e alongamento e uma placa indicativa – e brinquedos totalmente reformados pela Prefeitura. Segundo o prefeito Juvenal Rossi, a cidade deverá obter novos avanços em breve, no Jardim Buriti e em outros bairros. “Esta é a sexta academia e nós temos projeto para 12”, declarou. Para o gestor, a população precisa contribuir, para cuidar do novo espaço de lazer, de forma que o benefício seja conservado. “Há muita gente boa nesta cidade”.

O administrador também reconheceu a importância da parceria com a Câmara Municipal, que devolveu o valor de R$ 50 mil para a construção da área de lazer, no ano passado. “(A verba) foi uma doação de todos os vereadores”, disse o prefeito. O presidente da Câmara à época da devolução do montante, Ivan Sada, esteve presente e recebeu o agradecimento em nome dos demais vereadores. O vereador explicou que não havia emenda parlamentar para a construção da academia e a reforma dos brinquedos.

Por isso, com a economia de recursos feita quando chefiou a Câmara, foi possível devolver o valor à Prefeitura, que, assim que possível, aplicou o valor e forneceu a mão-de-obra para a execução da obra. “O Jardim Buriti precisa (do espaço)”, ponderou. “Nós merecemos uma qualidade de vida melhor para Várzea Paulista”. O gestor também reconheceu os trabalhos feitos pelos agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana, no novo espaço, e no bairro como um todo. “Eu tenho que agradecer também aos funcionários da Prefeitura”.

A vereadora Sueli do Yakult, também reconheceu o trabalho de todos os envolvidos com a realização da obra. “Parabéns a todos os moradores pela conquista do bairro”, comemorou. Para ela, faz-se importante a participação da sociedade para a conservação da nova área de lazer. “Cada um de nós tem que cuidar, zelar (pelo novo espaço)”, recomendou.

A vereadora Valdilene corroborou a ideia. “O espaço é público, é da população. É legal que a população o tome para si, cuide, porque é um benefício para vocês”.

Curtição

Aparecida Sabino Rodrigues, moradora do bairro há 25 anos, compareceu à inauguração, com o esposo, Adão, e três netos. “A gente está se divertindo aqui”. Ela afirmou que já havia usufruído o novo espaço e pretende continuar a usá-lo, uma vez que o aprovou. “A população tem que ajudar a conservá-lo”, opinou. “É bom que ninguém destrua nada”. O marido da munícipe também gostou da localização da área de lazer, por se tratar de um espaço arborizado. Trata-se de uma demanda antiga da população. “Todo mundo estava esperando por isso aqui”, revelou.

Transformação da cidade

Segundo o prefeito, apesar das dificuldades financeiras, Várzea Paulista tem conquistado, com a atual administração, avanços importantes nas áreas da economia, meio ambiente e infraestrutura. A garantia do abastecimento de água, no período de grande estiagem no ano passado, e as negociações para a viabilização do primeiro shopping center da cidade foram destacadas. O aumento do engajamento da população também tem sido visível, na avaliação do gestor. “O prefeito passa, mas a cidade precisa ter continuidade”.

Mãos à obra

Desde março, agentes públicos têm preparado o espaço, com várias ações: podas de árvores; reformas dos brinquedos; construção de piso para recebimentos dos brinquedos; cercamento das instalações; execução de muro; e instalação de um deck – estrutura de madeira usada para aumentar o espaço.

Investimento

Os materiais e aparelhos foram comprados, com a verba de R$ 50 mil devolvida pela Câmara Municipal, no ano passado. A mão-de-obra necessária foi toda fornecida pela Prefeitura.
Além da nova academia, Várzea Paulista já possui outras cinco: Cidade Nova II, Vila Real, Jardim Promeca, Ginásio Vila Popular e Praça da Bíblia.

A área de lazer ficará localizada na Rua 15 de Novembro, s/n – Jardim Buriti.