Mostra de arte encerra período de oficinas de teatro do CRAS Norte

Desenvolvimento Social - Destaques
Primeiro módulo dos encontros foi finalizado com ensaio aberto, para pais de crianças e adolescentes
 
O CRAS Norte (Centro de Referência de Assistência Social), encerrou, na última sexta-feira (18), o primeiro ciclo das Oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o tema “Teatro”. Com desenvoltura, as turmas de crianças e adolescentes crianças e adolescentes fizeram, ensaios abertos, de manhã e à tarde, respectivamente, na presença dos pais. Segundo a coordenadora do órgão, Elaine Aguiar, o objetivo foi mostrar aos pais dos alunos o trabalho realizado nas oficinas.
 
Segundo um dos três professores, Rafael Ambrosin, ator há 11 anos, as apresentações foram pensadas pelos próprios alunos, já que, nas aulas, são eles que trazem as ideias e não o contrário. “Todas as cenas são propostas deles”, relatou. As mostras demonstraram um pouco desse trabalho. “É um pedacinho do que a gente está trabalhando com eles”.
 
Nas oficinas, o foco principal, segundo ele, não é a formação profissional de atores, mas sim o estímulo ao gosto pelo teatro, de maneira lúdica, inclusive com brincadeiras como jogos e brincadeiras de roda. “A ideia tem que ser a de formação de pessoas”.
 
 
Entusiasmo

Bianca Dele é mãe da pequena Clara Vitória, oito anos, que participa de uma oficina de teatro pela primeira vez. A garota gosta de participar das atividades e convidou a mãe para ver o resultado dos trabalhos. “Hoje ela ficou entusiasmada”.
 
Gabriel de Assis Martins, oito anos, participa dos encontros com a irmã, Vitória, 11 anos. O garoto se empolga ao falar do assunto, principalmente quando cita o aprendizado sobre apresentações teatrais. “A gente pode aprender mais coisas”, explicou.  A irmã do aluno também gosta da ideia de assimilar novos conhecimentos e conhecer um pouco sobre teatro. “Eu acho legal”.
 
 
Próxima etapa
 
Segundo a coordenadora Elaine Aguiar, as crianças (sete a 11 anos) e adolescentes (14 a 18 anos) da Região Norte podem fazer inscrições para a continuidade das oficinas, que se encerram no final do ano, com uma peça teatral. Os pequenos fazem os encontros às quintas e sextas-feiras, e os jovens, às segundas e terças-feiras.
 
Os pais ou responsáveis devem levar um documento de identificação da criança ao CRAS Norte, que está localizado na Rua Capivari, número 405 – Vila Real.  Mais informações pelo telefone 4595-4738.