Amanhã é o dia mundial sem carro

Meio Ambiente - Destaques
Conscientização visa a reduzir número de carros nas ruas e emissão de gás carbônico

A Prefeitura de Várzea Paulista prossegue, até o final desta semana, com a campanha Carona Solidária, em seus meios de comunicação.  A conscientização, por parte da Secretaria de Meio Ambiente, está sendo feita na página do Facebook e no site da Prefeitura. A ideia é que sejam estimuladas as caronas, ao longo do ano e, dessa forma, possa ser diminuída a emissão de gás carbônico (CO²), altamente poluente. Os munícipes têm sido sensibilizados por ações publicitárias no site e na página do Facebook da Prefeitura.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, a iniciativa foi importante, no ano passado, para a obtenção de pontos no ranking do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Um dos quesitos a serem atendidos é o da qualidade do ar e os municípios cadastrados com as melhores colocações conseguem angariar recursos financeiros, para o custeio de atividades ambientais. A cidade conquistou, no ano passado, a 286ª posição, o que representou um salto de 358 posições.

Este ano, o sucesso da iniciativa poderá render novos avanços. “Contamos de novo com essa pontuação, para que a gente possa ter um bom resultado no Município Verde Azul. Todas as ações são importantes”, explica.  Os materiais de divulgação podem ser acessados pela página do Facebook (Prefeitura Várzea Paulista) e pelo link http://institucional.varzeapaulista.sp.gov.br/.

Município Verde Azul

O Governo Estadual de São Paulo lançou o programa em 2007, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

A ideia é estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. As ações propostas são então avaliadas a cada ciclo anual.
A partir disso, o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental) é disponibilizado à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. As 10 diretivas nas quais os municípios concentram seus esforços são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes municipais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul.