Jardim Paulista e Jardim América IV recebem preparativos para recapeamentos

Infraestrutura - Destaques
Ruas Cananéia, Iguape, Itararé e Itupeva serão recapeadas a partir da próxima semana

A Prefeitura de Várzea Paulista está realizando, nesta semana, os preparativos para o recapeamento em três Ruas do Jardim Paulista – Cananéia, Iguape e Itararé  – e uma via do Jardim América IV – Itupeva. A equipe de trabalho está realizando o levantamento de tampões de instalações pluviais e de esgoto. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a etapa é necessária para que, na semana que vem, o recapeamento possa ter início.

Os trabalhos fazem parte de um empenho da administração municipal, de acordo com o gestor. “A Prefeitura está se empenhando para atender as demandas de recapeamento da cidade”. As ações devem ser concluídas até a primeira quinzena de outubro.

Nova opção de mobilidade urbana

No Jardim Paulista, também está sendo feito o levantamento topográfico, para a viabilização do início da execução, dentro de aproximadamente 15 dias, de uma travessia para unir os dois trechos da Rua Aparecida do Norte, separadas pelo Córrego da Rua Sorocaba.

O secretário explica que as duas secções fazem parte, separadamente, dos bairros Jardim América I e Jardim Paulista. A nova via é uma demanda antiga da população e vai permitir que os motoristas que vêm da Rua Sorocaba acessem o Jardim Paulista, sem precisar passar pelo Jardim América I. “Será mais uma rota de acesso”. O tempo estimado para a conclusão da obra é de dois meses.

Investimentos

Os recapeamentos e a travessia fazem parte de um pacote de obras na região: a Rua Vicente (Jardim Paulista) recebeu trabalhos de drenagem; várias vias receberam calçamentos – Ruas São José do Rio Pardo, Sorocaba e David Czertok, Avenida Pacaembu (Jardim Paulista), Avenida Paraibuna e Rua Itapevi (Jardim América I) e Rua Sananduva (Jardim América IV). Todas essas intervenções representam um investimento de R$ 1.616.738,39. Os recursos são provenientes de um financiamento junto ao Governo Federal.

Segundo Silmara Meireles, coordenadora regional da região sudeste do estado de São Paulo, da ONG ASEC (Associação pela Saúde Emocional das Crianças), que realiza a capacitação, os docentes têm recebido formações, desde o início do ano, para ajudarem as crianças a lidar com situações de perda e rejeição, saber a quem pedir ajuda, quando necessário, além de trabalhar os sentimentos dos alunos, entre outros temas.  “A gente capacita os professores para desenvolver (o projeto) com as crianças”, explicou. “Hoje eles trazem experiências”.

De acordo com a gestora, no sexto encontro do ano, houve compartilhamento de boas experiências por parte dos professores. Como exemplo citado pelos docentes, ela relatou o incentivo dado às crianças para que busquem a resolução de problemas, sem prejudicar outras pessoas. “Eles ajudam as crianças a conhecerem as boas soluções e as melhores escolhas”. Como são trabalhados aspectos emocionais, a participação dos docentes dos encontros é muito importante. “A formação presencial dos professores é fundamental”.

Aprovação

Cristiane Mota trabalha na educação infantil há 10 anos e já  havia conhecido a iniciativa em 2012. Hoje, a professora percebe que o trabalho tem reflexos na rotina diária das crianças, até mesmo fora da sala de aula. “Você acaba fazendo um trabalho com as famílias”, relatou.

A docente Rosângela Gomes Vaz de Lima está no Ensino Fundamental há 14 anos. Em sua avaliação, o programa é bastante positiva e ajuda as crianças a criarem argumentos e reconhecerem o próprio estado emocional. Os alunos relembram os conhecimentos apreendidos inclusive em aulas com outros temas. “Acho que (o programa) faz as crianças pensarem nos seus sentimentos”.

Continuidade

Segundo Silmara, até o final deste ano, haverá novos encontros de formação continuada com os professores e um curso com os gestores de educação – “IEE (Introdução à Educação Emocional)”.

Sobre o programa

O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional para crianças de cinco a sete anos de idade, que ensina os pequenos a lidarem com as dificuldades do dia-a-dia, a identificarem seus sentimentos e conversarem sobre eles, além de explorar maneiras de lidar com esses sentimentos. Além disso, as crianças são incentivadas a interagir com outras pessoas de maneira saudável; buscar e oferecer apoio quando necessário; e a pensar por si mesmas, estimulando um comportamento solidário e expandindo sua capacidade emocional e social.

Em Várzea Paulista, a iniciativa contempla a participação de 34 classes do Ensino Infantil, em 9 escolas e 36 turmas do Ensino Fundamental, de 4 escolas. Dessa forma, são contemplados 1.594 alunos.

Amigos do Zippy é um programa de desenvolvimento emocional, aplicado pelos próprios professores em sala de aula. O programa busca ensinar, de forma lúdica, crianças a conviverem com as diferenças, respeitarem o próximo e desenvolver habilidades para lidar com suas dificuldades, o que as torna aptas a enfrentar problemas e minimizar crises ao longo de toda a vida.

As 24 aulas, ao longo do ano, são dividas em seis módulos: 1 – Sentimentos; 2 – Comunicação; 3 – Relacionamentos; 4 – Resolução de Conflitos; 5 – Lidando com Mudanças e Perdas; e 6 – Nós Sabemos Lidar com as Dificuldades.