Prefeitura lança oficialmente concurso “Jovem Inventor”

Educação - Destaques
Diretores e coordenadores de escolas municipais e estaduais conheceram projeto que incentiva a descoberta de alternativas inovadoras de combate à falta de água
 
A Secretaria de Educação de Várzea Paulista fez o lançamento oficial do concurso Jovem Inventor a diretores e coordenadores de escolas municipais e estaduais da cidade, na sede administrativa da pasta, na tarde da última sexta-feira (11). De forma sucinta, foi explicado o concurso aos gestores. A partir de agora, segundo a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula Martins, os diretores vão explicar a ideia aos professores, para que se identifiquem os alunos que participarão do certame.
 
Cada aluno poderá apresentar um trabalho proposto, com o tema “Sustentabilidade – Ideias Inovadoras”. Segundo a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula Martins, os objetivos principais são: promover a participação das escolas do município; incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, além de reconhecê-las, premiá-las e divulgá-las. A iniciativa também visa a disseminar a cultura do empreendedorismo de sustentabilidade.
 
Os trabalhos deverão ser inovadores e relevantes para o progresso da ciência, da tecnologia e do conhecimento em geral. Dessa forma, devem trazer melhorias e aumentar a qualidade escolar, com impactos visíveis e resultados para a sociedade. As invenções serão avaliadas por uma banca, de acordo com cinco critérios: correlação com a temática do evento; qualidade; inovação; criatividade e atratividade.
 
Os presentes também tiveram acesso a uma rápida palestra e sobre economia de água e sustentabilidade e assistiram a um vídeo de um aluno que destaca a presença de peixes no Córrego Bertioga, depois de um longo tempo. Também foi feita uma prestação de contas sobre as ações nas escolas municipais e estaduais, concernentes ao projeto “Água, um bem de todos”.  Os números acerca da redução de consumo de água nas escolas, nos últimos meses, foram, da mesma forma, expostos aos diretores. 
 
 
Trabalho de destaque
O secretário de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga, destacou que o projeto do concurso é dos que estão sendo compartilhados pelos professores varzinos, em Londres.  Por meio do projeto “Connecting Classrooms”, um programa do instituto cultural “British Council”, que promove o intercâmbio de projetos educacionais entre as escolas do Reino Unido e países do mundo inteiro, os professores de Várzea Paulista e de Londres compartilharão experiências culturais nos próximos meses. 
 
O prefeito Juvenal Rossi, também presente no evento, ressaltou a importância de ações como o Jovem Inventor para mudar hábitos e conscientizar os alunos. Uma invenção de destaque poderá ser até mesmo aplicada pela gestão municipal, segundo o gestor. A água, por ser escassa, poderá ser também motivo de guerras, motivo pelo qual se faz muito importante economizar na cidade, na avaliação do prefeito.
 
“Quem sabe se não vem aí um gênio para poder inventar uma maneira de transformar a água de um jeito que a gente não conhece?”. A parceria com a Rede Estadual de Educação e a Sabesp, nessa e nas outras iniciativas do projeto “Água, um bem de todos” também foi elogiada pelo vice-prefeito. “É um prazer compartilhar essa união pedagógica”.
 
A supervisora de ensino, Ivone Esteca, endossou a importância dos esforços conjuntos. “Nós estamos convidando a todos do município para participarem desse projeto, porque esse problema da água é de todos”, explicou. Para a representante da Diretoria Regional de Ensino da Região de Jundiaí, Cristiane Nogueira, o projeto se destaca pela vontade de agir em função do interesse coletivo, por parte da administração municipal. A cidade está no caminho certo, segundo ela. “Várzea Paulista está se lançando como um destaque”, elogiou. O trabalho deve ser feito com vistas a efeitos de longo prazo, por meio da educação. “As crianças e os adolescentes são os multiplicadores nas famílias”.
A vereadora Valdilene Marina também parabenizou todos os envolvidos com a concurso, por essa iniciativa. Em sua avaliação, o projeto será bem sucedido. “Por meio da educação é que a gente consegue mudar o nosso futuro”. O gerente administrativo da Sabesp – Divisão Campo Limpo Pta. e Várzea Paulista, Alexandre Angela, declarou ser gratificante o resultado de suas palestras nas escolas, como parte do projeto “Água, um bem de todos”. O gestor elogiou o apoio recebido pelos gestores das escolas e pela Prefeitura, e explicou terem sido necessárias algumas adaptações de linguagem para abordar o assunto com as crianças.
 
 
Esforços contínuos
 
O prefeito Juvenal Rossi relatou algumas intervenções feitas pela administração municipal, em parceria com a Sabesp, para a despoluição das águas varzinas. O trabalho, que prossegue pela cidade, rendeu frutos como o índice de 97% de esgoto coletado e tratado e a outorga estadual para a captação de água do Rio Jundiaí, que garantiu o fornecimento de água aos munícipes, durante a crise hídrica vivida pela estado de São Paulo no passado.  
 
Outra conquista da cidade, segundo o prefeito, foi o avanço de Várzea Paulista no ranking do Programa Município Verde Azul do Governo do Estado. No ano passado, o município conquistou, recentemente, a posição 286º, o que representa um salto de 358 posições. A cidade, em breve, deverá conseguir mais recursos para projetos educativos, segundo Rossi. “Várzea Paulista vai começar a captar algumas verbas e a ter recursos para alguns projetos da educação”, revelou.
 
Alexandre Angela também revelou a importância de não ter havido alagamento, perto de sua residência, após a última chuva torrencial, acontecida esta semana – fruto do trabalho que tem sido feito pela Prefeitura, com a Sabesp. O Ecoponto da cidade, inaugurado em maio, também foi citado pelo prefeito. O local é destinado a descartes de materiais como pneus, louças e reboco. “É o primeiro e já está funcionando maravilhosamente bem”.
 
 
Premiações e programação
 
As premiações serão feitas, separadamente, para os alunos de escolas municipais, estaduais ou particulares, dos módulos “Ensino Fundamental I” e “Ensino Fundamental II / Ensino Médio” : os dois primeiros e dois segundos lugares serão premiados com uma bolsa de estudos do curso de operador de computador completo e uma bicicleta; os dois primeiros, também ganharão uma bicicleta.
 
As escolas devem preencher o formulário online, de 21 a 25 de setembro. De 27 de novembro a 1º de dezembro, devem ser postadas as propostas e documentos solicitados, junto da invenção (vídeo do protótipo). Os resultados serão divulgados em 4 de dezembro e a premiação será feita no dia 11 do mesmo mês. O formulário poderá ser acessado pelo link www.projetoaguapmvp.blogspot.com.br.