Educação de Várzea Paulista recebe o programa “Ler é uma viagem”

Educação - Destaques
Projeto tem como objetivo incentivar a leitura
 
 
Na última sexta-feira (11), os educadores de Várzea Paulista puderam participar de uma oficina de leitura para escrita de cartas, através do projeto “Ler é uma viagem”, com o tema “Dom Quixote das Crianças como inspiração da escrita sensível”. O evento ocorreu na sala da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). 

A oficina é realizada pela Elída Marques Produções Artísticas, com patrocínio da empresa CCR AutoBAn, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista. As inscrições para participar da oficina foram abertas a todos os educadores, professores e gestores da Rede de Ensino, através da Escola de Governo. 
 
De acordo com a coordenadora pedagógica, e responsável pelo projeto no município, Glauce Rocco, a oficina traz a importância da utilização da carta. “Gera uma expectativa de escrever e enviar a carta, depois saber que foi entregue e esperar uma resposta, é muito mais próximo e sensível do que enviar uma mensagem de texto pelo celular como as pessoas fazem hoje em dia”, explica Glauce. 
 
Segundo a atriz que faz parte do projeto, Camila Luiza, o foco são os professores, pois eles precisam ser incentivados. “Os professores devem ser inspirados, sensibilizados e passar isso para seus alunos, nosso objetivo é fazer com que os educadores vivenciem a capacidade criativa da escrita”, conta Camila.
 
 
O programa
 
“Ler é uma viagem” é um programa de incentivo à leitura que, desde 2003, desenvolve pesquisas para estimular o hábito e o prazer da leitura em crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Criado a partir do conceito de leitura pública, apresenta-se em diversos formatos e linguagens.
 
Atualmente realiza sessões de leitura em escolas e bibliotecas, oficinas para educadores e interessados em melhorar sua condição leitora, eventos líteromusicais, performances poéticas e shows de música brasileira.