Drone capta imagens para projeto de obras na Vila Real

Casa Civil - Destaques

Registros captados serão utilizados, para agilizar levantamento topográfico da Rua Ilha Bela

A construtora licitada para a execução do projeto executivo para as obras de urbanização da Vila Real realizou, sob a fiscalização da Prefeitura de Várzea Paulista, o sobrevoo de um drone sobre o bairro, na manhã da última quinta-feira (10). Foram captadas imagens da Rua Ilha Bela, por meio da aeronave não tripulada, controlada por um controle remoto. 

O objetivo, segundo o diretor técnico da empresa, Vanderlei Festi, é agilizar o levantamento das informações topográficas, arborização e número de construções, que constarão do projeto executivo da construção do parque linear da Rua Ilha Bela.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, explicou que a administração municipal vê as obras como prioritárias. “Solicitamos à empresa pra usar esse recurso, pra otimizar o trabalho, porque na Vila Real é difícil  fazer levantamento, so residências muito fechadas. Com o drone, consegue-se fazer, pela tecnologia nova, um levantamento mais rápido”.

De acordo com Festi, o prazo para o levantamento topográfico, feito pela maneira tradicional, em campo, seria de 40 a 60 dias, até mesmo pela dificuldade de acesso a algumas áreas. Com o drone, esse processo deve levar apenas cinco dias.

Até o final de dezembro deve estar concluído o projeto de todas as obras de urbanização da Vila Real, além das casas populares e da creche-escola, no Núcleo Siriema, no Cidade Nova II.

Sobre o parque linear

A área contará com ciclovia, parque para crianças, equipamentos para terceira idade, pista de caminhada, quadra para jogos, entre outros equipamentos.

Próxima etapas

 

 

Até o final de setembro deve se iniciar a licitação para as obras do centro comunitário. Os trabalhos provavelmente serão começados até dezembro.

Investimento

O valor do projeto executivo é de R$ 403.139,32, totalmente custeados pelo Governo Federal.

Tranformação

Além do centro comunitário e do parque linear, o projeto contempla várias ações de infraestrutura, fruto de um convênio com o Governo Federal.

Destacam-se as 32 ruas da Vila Real que receberão pavimentação e drenagem. Será construída, no Núcleo Siriema – Cidade Nova II, uma creche-escola. Haverá recuperação urbanística, além dos trabalhos de pavimentação e drenagem da Travessa Felicidade e da Avenida Tanabi

Também se destaca o parque linear da Rua Ilha Bela, de acordo com o supervisor. A área contará com ciclovia, parque para crianças, equipamentos para terceira idade, pista de caminhada, quadra para jogos, entre outros equipamentos.

Habitações populares

292 famílias da Região Norte, previamente cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, de acordo com seu perfil socioeconômico, serão contempladas com casas populares. Os recursos são provenientes de um convênio com os Governos Estadual e Federal.