Projeto de Várzea Paulista é escolhido para ser destaque em revista especializada

Educação - Destaques
‘Escola Verde – Use o Sal com Sabedoria’ visa à qualidade de vida das crianças por meio da alimentação saudável 
 
No dia 16 de setembro, será realizado, na Prefeitura de Campinas, o Seminário de Alimentação Escolar, por meio do Cecane (Centro Colaborador de Nutrição Vinculado ao Governo Federal). Durante o evento, o trabalho desenvolvido em Várzea Paulista “Projeto Escola Verde – Use o Sal com Sabedoria – Alimentação Saudável na Escola e na Família” foi selecionado para ser um dos destaques da revista que será entregue no seminário e distribuída para representantes de todos os municípios de São Paulo. 
 
O Projeto Escola Verde é realizado em Várzea Paulista desde 2013, pela nutricionista Raquel Coelho Sene. De acordo com ela, devido ao alto consumo de produtos industrializados por crianças, foi criado o projeto que inclui ervas e especiaria na alimentação. “Com a utilização das ervas, reduz-se o sódio nas preparações da merenda”, explica. As cozinheiras do município passaram por um treinamento para aprender a utilizar as ervas no preparo dos alimentos.
 
Com isso é possível melhorar a qualidade de vida das crianças e reduzir doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. “Hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é considerada epidemia e a substituição do sal por ervas é uma ótima opção de fáceis acesso, preço e utilização”, esclarece Raquel. 
 
 
Temperando com ervas
 
Desde 2013, vigora nas escolas a Resolução 26, que dispõe sobre o atendimento de merenda escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como diretriz a redução de sódio.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso diário de, no máximo, 2 gramas de sódio para adultos. É importante ressaltar que o sódio está presente em muitos alimentos, e, em alguns, em grande quantidade. Carne de sol, sopas desidratadas, macarrão instantâneo, salsicha e embutidos apresentam altas quantidades de sódio e precisam ser consumidos com moderação.