Prefeitura prepara concurso “Jovem Inventor”

Educação - Destaques
Alunos de escolas municipais e estaduais poderão concorrer, neste mês, com projetos; a temática é “Sustentabilidade – Ideias Inovadoras”

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista vai permitir, este mês, que alunos das escolas públicas municipais e estaduais da cidade participem do concurso “Jovem Inventor”. Cada aluno poderá apresentar um trabalho proposto, com o tema “Sustentabilidade – Ideias Inovadoras”. Segundo a diretora de Projetos Especiais, Vani de Paula Martins, os objetivos principais são: promover a participação das escolas do município; incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, além de reconhecê-las, premiá-las e divulgá-las.

A iniciativa também visa disseminar a cultura do empreendedorismo de sustentabilidade. Os trabalhos deverão ser inovadores e relevantes para o progresso da ciência, da tecnologia e do conhecimento em geral. Dessa forma, devem trazer melhorias e aumentar a qualidade escolar, com impactos visíveis e resultados para a sociedade.

Os projetos serão avaliados por uma banca, de acordo com cinco critérios: correlação com a temática do evento; qualidade; inovação; criatividade e atratividade. As premiações serão feitas, separadamente, para os alunos das Redes Municipal e Estadual: os dois primeiros e dois segundos lugares serão premiados com uma bolsa de estudos do curso de operador de computador completo e uma bicicleta; os dois primeiros, também ganharão uma bicicleta.

As escolas devem preencher o formulário online, de 21 a 25 de setembro. De 27 de novembro a 1º de dezembro, devem ser postadas as propostas e documentos solicitados, junto da invenção (vídeo do protótipo). Os resultados serão divulgados em 4 de dezembro e a premiação será feita no dia 11 do mesmo mês.

O formulário poderá ser acessado pelo link aqui