Várzea Paulista recebe oficina de música orgânica

Esporte e Lazer - Destaques
Evento reuniu alunos da Apae e da escola de música

Na última quinta-feira (3), os alunos da Apae e da escola de música de Várzea Paulista puderam se divertir e aprender música de forma sustentável na Oficina de Música Orgânica. O evento ocorreu na Praça CEU’s e foi promovida pela Produção Brazucah, Secretaria Adjunta de Cultura, em parceria com o Governo do Estado e patrocinada pela CPFL Energia.
 
De acordo com Cynthia Alario, coordenadora do projeto Cinesolar, as crianças usam material de reaproveitamento como garrafas pet, latas e canos para produzir instrumentos percussivos e de sopro.  
 
Cynthia acredita que o principal objetivo do projeto é sensibilizar as pessoas. “A sustentabilidade permeia em nosso meio, temos que entender que as coisas não são, elas estão no nosso dia-dia, e as pessoas precisam se conscientizar e difundir a ideia de que precisamos preservar a energia”, explica a coordenadora.
 
Segundo o secretário adjunto de cultura, Jota Moreira, a oficina de música orgânica é algo bem interessante. “Os participantes usaram lixo reciclável e transformaram em instrumento musical para as escolas”, conta o secretário. 
 
 
Cinesolar
 
O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar. Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade através de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. Uma oficina de música orgânica, curtas infantis e a exibição do filme ‘O Palhaço’, foram os eventos que divertiram a população varzina através do projeto.