Horta orgânica se destaca na UBS Vila Popular

Saúde - Cotidiano
Espaço garante bom visual e alimentos saudáveis para servidores e usuários dos serviços da unidade

A horta orgânica da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Popular tem se destacado, com hortaliças como alface e cebolinha, saboreados por servidores e usuários da unidade. Além de conferir um aspecto mais bonito ao espaço, os alimentos são cultivados de maneira totalmente orgânica. ”(A comida da horta) é muito saborosa e não tem nenhum tipo de agrotóxico. Isso que é o mais importante”, explica a gerente da unidade, Cláudia Fontes.

Servidor público da Prefeitura desde 2007, Odair Carvalho Ferreira cuida da horta, de forma voluntária, todos os finais de semana e é o responsável por plantar novas hortaliças. Entre o que se cultiva, sem nenhuma substância química, estão: alface, rabanete, almeirão, tomate e temperos variados, como cebolinha e orégano. “É mais essa cultura rápida que a gente planta aqui”, explica.

O espaço, antes da hora, não tinha bom aspecto. Agora, segundo Ferreira, o visual está mais agradável. Motivação não falta ao morador da Vila Popular. “O que me motiva é o prazer de mexer com terra, de ver aqui limpinho”, revela. “É uma maneira de você manter limpo, m

ais agradável, bonito”.

Os servidores do equipamento são os que mais desfrutam as verduras e legumes, além de alguns usuários que os requisitam. Todos os dias, pelo menos os temperos são usados nas refeições e até mesmo levados para casa, pelos trabalhadores. Além disso, também ajudam a regar o que é plantado, pela manhã, e contribuem com dinheiro para a compra das sementes. “Todos os funcionários colhem. Ajudam, molhando de manhã, como todo mundo acaba se beneficiando”, relata a gerente da UBS.

A técnica de enfermagem, Maria das Dores, aprovou a iniciativa, não só pelo sabor dos alimentos, mas pelo incentivo que se deu aos servidores cuidarem mais do verde e terem uma alimentação mais saudável. “Eu achei saboroso, porque não há agrotóxico. Então, é diferente do que você compra no mercado”. No almoço, sempre se aproveitam as hortaliças. “A gente colhe na hora do almoço, dá uma lavadinha”.

Novo visual

A Unidade vai contar também, em breve, com duas floreiras em espaços disponíveis atualmente.  A ideia é embelezar mais as instalações, com o trabalho de Odair. “A unidade fica muito mais bonita, muito mais apresentável”.