“Festa do Folclore” resgata cultura brasileira

Esporte e Lazer - Destaques
Crianças participaram de brincadeiras lúdicas, cantigas de roda e assistiram a apresentações teatrais
 
A “Festa do Folclore” reuniu diversas crianças e seus pais, no Espaço Led’s, no último sábado (29). O evento, organizado pela Escola de Música de Várzea Paulista, em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura do município apresentou todas as linguagens culturais, como teatro, música, dança e muitas brincadeiras.
 
Segundo o educador Musical, Otiniel Rodrigues Alves, a Festa do Folclore foi muito boa e alcançou o seu objetivo, de resgatar a cultura popular. “A ideia é desenvolver a nossa brasilidade. Hoje as crianças conhecem mais os musicais americanos, do que a cultura do nosso país”, diz. “A história da sereia Ariel é um genérico da nossa Iara, que muitos não conhecem”, lamenta. 
 
As crianças puderam participar de contação de lendas, cantigas de roda, danças regionais e gincanas, que contaram com a participação da plateia. O evento também contou com a participação especial dos alunos da companhia de teatro da prefeitura de

 Cajamar, do professor Adilson Pereira, que apresentou a peça “Os filhos do boto”.
 
“As atrações fluíram bem, todo mundo gostou”, relata Otiniel. A integração do movimento físico com a musicalização foi um dos destaques. “Realizamos muitas brincadeiras lúdicas, cantigas de roda. Nossa ideia é apresentar às crianças as brincadeiras tradicionais, para que voltem a interagir e deixem o computador de lado”, afirma o professor. 
 
 
Folclore 
 
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore.  Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. 
 
É o momento de ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc. Na data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.