UBS Promeca inicia trabalho com Grupo de Gestantes

Saúde - Cotidiano
Futuras mamães participaram de palestra sobre cuidados odontológicos
 
A Unidade Básica de Saúde do Jardim Promeca promove diversos grupos de saúde com os pacientes e moradores do bairro. Na última quarta-feira (26), teve início o trabalho com o Grupo de Gestantes. Cerca de 15 mulheres participaram de uma palestra sobre cuidados odontológicos na gestação, com a dentista Telma Torso. 
               
De acordo com a especialista, as futuras mamães têm atendimento prioritário na UBS. “Aqui desenvolvemos o pré-natal odontológico”, conta Telma. “Durante os nove meses a mulher passa com a ginecologista e com a dentista”.  As mães recebem orientação sobre cuidados com a gengiva, boa higiene bucal e cuidados com a dentição do bebê. “São dicas simples e fáceis de serem utilizadas no dia a dia”.
 
No período gestacional, uma infecção bucal pode ter sérias consequências. “A infecção pode ser passada para o bebê ou até mesmo desencadear um parto prematuro”, alerta. Por isso, o acompanhamento de um dentista é muito importante. “Muitas mulheres acham que não podem se tratar durante a gravidez, mas isso é um mito. Nesse período os cuidados devem ser redobrados”, afirma Telma. 
 
O Grupo de Gestantes vai realizar reuniões mensais abordando temas como nutrição, mudanças no corpo e postural, cuidados com o bebê, cuidados com a mama e amamentação, como cuidar do recém-nascido, trabalho de parto e maternidade. 
 
Para a gerente a UBS, Nora Nei Barreto Sakanaka, o intuito é fortalecer o vínculo com a população e oferecer informações sobre esse importante momento da vida da mulher. “Quando a gestante aprende a se cuidar, a cuidar do bebê, tem noções de como é o trabalho de parto, ela fica mais segura, mais preparada”, diz. O acompanhamento também garante mais saúde para a mãe e seu filho. “Ao participar do grupo diminuem os riscos de complicações no pré-natal e no pré e pós parto”. O Grupo de Gestante é aberto a qualquer mulher que faça o pré-natal na Unidade Básica de Saúde do Jardim Promeca.
 
 
Dicas de Saúde Bucal para Gestantes
 
•         É recomendável procurar um dentista antes de engravidar. Se não for possível, não fique preocupada, os tratamentos dentários atuais são seguros;
•         O segundo trimestre de gestação, quando a fase mais delicada de formação do bebê já foi superada é o melhor para realizar os tratamentos;
•         Sempre avise ao dentista que está grávida, assim o profissional pode adotar os procedimentos mais seguros;
•         Infecções bucais não tratadas podem causar doenças no bebê e levar à indução de um parto prematuro;
•         Na gravidez a gengiva fica mais sensível, mas o sangramento frequente não é normal;
•         Redobre os cuidados e faça sempre uma boa escovação;
•         Use cremes dentais com flúor ou para gengivas sensíveis;
•         Use escovas de cerdas macias, passe fio dental e antisséptico ao menos uma vez por dia. 
 
         
Grupos de Saúde
 
A Unidade Básica de Saúde do Jardim Promeca também desenvolve grupos de hipertensos, diabéticos e obesidade infantil. As reuniões são mensais e os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Para participar basta comparecer à UBS e se informar sobre os dias e horários dos encontros. A unidade está localizada na Rua Vitorio Spinucci, nº 303. O telefone de contato é 4595-6811.