Departamento de Saúde Coletiva informatiza sistema de vacinas

Saúde - Cotidiano
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município já trabalham com o novo sistema
 
O departamento de Saúde Coletiva de Várzea Paulista agora conta com um sistema informatizado de vacinas, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Em meados de julho, o departamento recebeu, por meio de verba estadual, 17 computadores, destes, 13 foram destinados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 4 para o setor de Vigilância Epidemiológica, todos para utilização do novo sistema.
 
De acordo com Alinne Fernanda dos Santos, supervisora departamental de Saúde Coletiva, o sistema é inteligente e seguro. “É uma ferramenta inteligente, o sistema avisa a data de vencimento das vacinas, lote, nome dos usuários, enfim, tudo que entra e sai da sala de vacinas é processado pelo sistema”, explica Alinne. 
 
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira da Silva, os responsáveis por operar o sistema receberam um curso para aprender, na teoria e na prática como utilizar a ferramenta que vai otimizar o trabalho de enfermeiros e técnicos da sala de vacina. “Os responsáveis em cada UBS realizam o procedimento e, nós repassamos ao Ministério da Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica é que vai administrar o sistema”, conta Nair. Ela ainda ressalta a importância de um sistema informatizado. “São muitas vantagens, além de ser bem mais seguro, vai diminuir o uso de papéis e facilitar a vida dos usuários que às vezes, pode perder seu calendário de vacinas e mesmo assim, ter ser cadastro no sistema”, finaliza Nair.
 
Para quem trabalha diariamente com o novo serviço já aponta as mudanças. Maria Barbati, técnica da sala de vacina há mais de 12 anos na UBS Vila Santa Terezinha, aprovou o sistema. “Ficou muito mais prático, aqui temos o cadastro de crianças com retorno de cinco anos, mandamos os pedidos de vacina pelo computador mesmo, é uma ferramenta muito boa, melhorou bastante”, disse Maria.
 
Daniele Fernanda da Silva, também técnica da sala de vacina na mesma unidade há 8 anos, acredita que o sistema é muito melhor que os arquivos em papéis. “É mais seguro, mais prático, temos a noção do número de vacinas, usuários faltosos, o controlo é bem minucioso”, explica Daniele.  
 
O sistema
 
O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunes aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunes necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.
 
 
Vantagens 
 
O SI-PNI é formado por um conjunto de sistemas:
 
• Avaliação do Programa de Imunizações – API.
• Estoque e Distribuição de Imunobiológicos – EDI.
• Eventos Adversos Pós-vacinação – EAPV.
• Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão – PAIS.
• Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão em Sala de Vacinação – PAISSV.
• Apuração dos Imunobiológicos Utilizados – AIU.
• Sistema de Informações dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais – SICRIE.