Semana do folclore será comemorada em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques
Evento busca resgatar a cultura folclórica brasileira
 
 
No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Nacional, uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Várzea Paulista irá comemorar esta data com uma “Festa do Folclore” no próximo sábado dia 29 de agosto, das 15 às 17 horas, no Espaço LED’s. O evento é organizado pela Escola de Música de Várzea Paulista, em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura do município. 
 
A festa vai abordar todas as linguagens culturais, como teatro, música, dança, além de brincadeiras. Contação de lendas, cantigas de roda, danças regionais e gincanas com a participação da plateia prometem animar o público presente. Haverá uma partcipação especial dos alunos da companhia de teatro da prefeitura de Cajamar, com o professor Adilson Pereira, apresentando a peça “Os filhos do boto”. 
 
De acordo com o professor da Escola de Música, Otiniel Rodrigues Alves, a intenção da festa é relembrar todas as atividades esquecidas do folclore brasileiro. “A cultura popular é muito importante no mundo cultural brasileiro. Precisamos encontrar uma forma de preservá-la. O evento possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração”, explica o professor. 
 
Folclore 
 
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens.
 
É o momento de ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc. Na data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.
 
 
Endereço
 
O espaço LED´s está localizado na Rua Professor Joaquim Candelário de Freitas, 182 – Jardim do Lar. O evento terá entrada franca e será aberto ao público.