Atletas dos Jogos Regionais do Idoso recebem uniformes e camisetas

Esporte e Lazer - Destaques
Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social dão respaldo para que atletas idosos participem da 19ª edição da competição

A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu, na tarde da última terça-feira (18), a entrega de 100 camisetas e 50 uniformes à delegação que participará da 19ª edição do Jori (Jogos Regionais do Idoso). No evento, realizado no Auditório Santo Dias, no Espaço Cidadania, foi feita uma entrega simbólica das vestimentas aos atletas. O objetivo foi oficializar o ato por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade do município.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, as camisetas comemorativas fornecidas pela pasta são uma forma de dar apoio aos atletas. A ideia é que a Prefeitura possa dar, a cada ano, melhores condições aos participantes dos jogos. “Vocês precisam ter o apoio do nosso governo”. O gestor parabenizou a delegação da cidade e reconheceu o caráter motivador de sua participação na competição. “Só o fato de vocês participarem certamente será um motivo de satisfação na alma”, projetou.

Para a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Ângela Rossi, os uniformes fornecidos pelo órgão também darão respaldo aos competidores. Ela também fez questão de reconhecer o trabalho dos participantes. “Quero desejar a vocês toda a sorte do mundo!”, incentivou. “Vocês estão de parabéns!”. A coordenadora dos treinos das modalidades das quais os idosos participarão, Alessandra Roncado, agradeceu o apoio da Prefeitura e gostou das vestimentas. “Nós vamos ser a delegação mais bonita do Jori”, opinou.

O comprometimento dos atletas, alguns inclusive de fora da cidade, é motivo de orgulho para a servidora. “É um prazer muito grande contar com vocês”, reconheceu. “Eu tenho muito a agradecer”. No Jori, além da vontade de vencer, deve haver espaço para diversão, segundo a professora. “O importante é a gente estar feliz”. A dedicação dos participantes também foi elogiada por ela, uma vez que muitos de seus familiares, por exemplo, são mais novos e vivem no sedentarismo. “Há muita gente que não faz nada”, relatou Alessandra.

Representando o prefeito Juvenal Rossi, o secretário de Governo e Comunicação, David Alexandre, fez questão de ressaltar a disposição da atual administração municipal para apoiar os atletas. O auxílio dado neste ano, representa o início de um respaldo que deve ser cada vez maior, por parte da Prefeitura. “É o começo de um avanço, de muita coisa boa que vem pela frente”, projetou.

A atitude exemplar da delegação, como conjunto de cidadãos honestos, trabalhadores, de respeito e vitórias na vida, também foi reconhecida pelo gestor. Por fim, o secretário elogiou a disposição e a qualidade de vida apresentadas pelos atletas, como um comportamento motivador para pessoas mais jovens, como ele próprio inclusive. “Depois desse exemplo, a gente tem que mudar o paradigma”. A presidente do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa), Terezinha Udovic, agradeceu a todos pela presença e reconheceu a importância de haver equipes para representar Várzea Paulista. “Ganhando ou perdendo, o importante é a gente estar lá, competindo”.

Melhores condições

Segundo o secretário Jeremias Santana, além dos uniformes e camisetas, a Secretaria de Desenvolvimento Social fornecerá água mineral e o transporte aos atletas. Um funcionário da pasta, Santo Spadon, que recentemente foi presidente do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) também os acompanhará para prestar assistência à delegação.

Reconhecimento

A atleta Antônia Maria de Oliveira Silva participará pela primeira vez da competição. A moradora do Jardim Maria de Fátima gostou da iniciativa de receber o apoio da Prefeitura. “Tudo o que município fornece como ajuda é bem vindo para a população”. Praticante do vôlei adaptado há seis anos, ela tem uma boa expectativa para os jogos, dos quais participa pela primeira vez. “Eu acredito que será divertido”, previu.
Na mesma modalidade, Jurandir Lúcio representa Várzea Paulista há oito anos, mesmo sendo de Jundiaí. Com vários resultados positivos ao longo desse meio tempo, o atleta conseguiu a medalha de bronze em 2006.  A atividade foi importante para o senhor que o pratica há 15 anos. “(O vôlei adaptado) melhorou minha arritmia. Foi bom para mim”, revelou.

Preparação

A delegação parte do Ginásio Ayrton Senna da Silva, nesta quarta-feira (19), às 13 horas, com destino a Mogi-guaçu, onde serão realizados os jogos. Os atletas dormirão na cidade e já estarão em preparação para a competição, que terá a abertura realizada na quinta-feira (20), às 9 horas. 20 homens e 25 mulheres representarão a cidade, nas seguintes modalidades: vôlei adaptado feminino – categorias: acima de 60 anos e acima de 70 anos; vôlei adaptado masculino – acima de 60 anos; buraco feminino; damas feminino; malha misto (feminino e masculino) e truco misto.