Peça teatral abre o 10º Encontro de Folia de Reis

Esporte e Lazer - Destaques
Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento

A abertura da décima edição do Encontro de Folia de Reis encantou centenas de espectadores na manhã desta sexta-feira (14), na Praça da Bíblia. Devidamente armados com fantasias e instrumentos, a companhia de teatro de Várzea Paulista, e alguns membros da Banda Sinfônica Jovem, Orquestra de Violeiros e o Quarteto Raízes do Sertão, animaram o público com representações dos Reis Magos e outros personagens, através de música, dança e versos.

Com a peça intitulada “Folia de Reis em Cantos de Cordel”, o escritor e diretor José Moreira conta que pretende preservar a cultura do Brasil. “Nossa intenção é lembrar o povo que nossa cultura deve ser preservada, hoje em dia a cultura dos jovens é a tecnologia, e isso é errado, pois o Brasil tem uma cultura muito rica, que vai além de qualquer aplicativo do celular”, informa. “As crianças e jovens precisam conhecer e valorizar a cultura Brasileira, isso é papel do educador, essa atitude deve começar nas escolas”, explica Moreira.

O secretário adjunto de cultura Jota Moreira esteve presente no evento e afirma que o Folia de Reis é cultura pura. “O evento mostra a essência da cultura pura do Folia de Reis, queremos fazer com que as crianças entendam e apreciem essa tradição que veio da Europa, mas foi desenvolvida pelo Brasileiros”, conta Jota.

Folia de Reis
A folia de reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que se mantém viva em muitas regiões do país.

Munícipes prestigiam o evento

Alunos da CEMEB Carlos de Almeida, escola Futura, E.E. Professor Nathanael Silva, APAE e alguns populares prestigiaram a apresentação que abriu o encontro. Marco Antônio, morador do Jardim das Palmeiras aprova a iniciativa. “A cultura também é cidadania, temos que resgatar as raízes da nossa cidade e mostrar aos jovens que temos cultura para oferecer”, explica Marco.

Já a munícipe Emília Aparecida Oliveira Bueno levou sua neta para participar da peça teatral e elogia a apresentação. “Eu adoro essa festa, não perco um ano, e desta vez minha neta faz parte do grupo e a trouxe para participar. A cultura da cidade está de parabéns”, conta dona Emília.

Programe-se:

10h00 e 14h00: Peça de teatro “Folia de Reis em Cantos de Cordel”;