Fundo Social capacita população com vários cursos

Desenvolvimento Social - Destaques
Cursos técnicos de padaria artesanal, artesanato e escola de moda (costura básica) atendem 75 alunos, neste mês

O Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista está com três cursos profissionalizantes em andamento: padaria artesanal, artesanato e escola de moda (costura básica). Na sede do órgão, os alunos aprendem, de maneira simples e prática, técnicas básicas. Segundo a presidente da entidade e primeira-dama, Ângela Rossi, os munícipes podem usar os conhecimentos em casa ou para conseguirem novas oportunidades profissionais. “São pessoas que às vezes estão muito ociosas em casa”, explica.

Escola de Moda

Segundo a professora, Neuzani Oliveira, profissional da área da costura há 40 anos, as 32 alunas aprendem noções básicas da profissão. “É para as pessoas que são iniciantes, que nunca viram nenhuma máquina (de costura) na vida”, explica, de forma bem simplificada. As alunas aprendem, na prática, as técnicas básicas. O curso, iniciado em maio, tem duração de seis meses. Os equipamentos utilizados foram disponibilizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Padaria artesanal

A quarta turma do curso, com duração de três meses, entre aulas práticas e teóricas, teve início nesta semana, com 13 alunos. Segundo o professor, Fábio Oliveira, o objetivo é fornecer conhecimentos básicos acerca das técnicas usadas na confecção de pães e afins e das formas de abrir um próprio negócio, de forma sustentável.

Além das aulas práticas, a grade contempla, segundo Oliveira, aspectos sobre cálculo de preço, formação de nova marca, além de noções de legislação para abrir um empreendimento e viabilizar sua sustentabilidade. Muitas pessoas não conseguem se sustentar com a venda de quitutes, por não saberem quanto cobrar por eles, por exemplo, como explica o professor. “A pessoa quer fazer em casa e sair vendendo, mas não tem noção”. Nas outras três turmas, 37 munícipes concluíram o curso.

Artesanato

30 mulheres das duas turmas iniciadas em maio aprendem técnicas básicas com linha, como o bordado e o crochet. Segundo a professora, Maria Devanir, as aulas são eminentemente práticas.
Professora do curso há 20 anos, como servidora pública de Várzea Paulista, ela diz gostar de dar aulas, pela diversidade das turmas, que incluem até pessoas com deficiência. “Eu gosto da profissão”, afirma. “Há pessoas de todas as idades aqui”.

Nova oportunidade

Segundo Ângela, a ideia é que os cursos sejam mantidos e se disponibilizem aulas de outras profissões. No início de setembro, deve se iniciar o curso de pintura em tela. De acordo com a professora, Tatiane Castro, com experiência em aulas particulares, a ideia é que os munícipes possam usar os conhecimentos básicos na prática, em casa, por exemplo. “Vou passar noções de pintura, para que as pessoas possam usar como meio de renda e para se promover artisticamente”.

Os interessados devem comparecer à sede do Fundo Social, com RG e comprovante de residência originais, das 9 às 17 horas. O endereço é Rua Pedro Poloni, 36 – ao lado da Prefeitura.