Professores de Várzea Paulista vão até à Inglaterra

Educação - Destaques
Educadores da Rede Municipal participam de intercâmbio na Europa para compartilhar experiências culturais

A Educação de Várzea Paulista vai apresentar a cultura Brasileira e varzina aos londrinos. Por meio do projeto “Connecting Classrooms”, um programa do instituto cultural “British Council”, que promove o intercâmbio de projetos educacionais entre as escolas do Reino Unido e países do mundo inteiro, os professores de Várzea Paulista e de Londres irão compartilhar experiências culturais nos próximos meses. 
 
A viagem que está programada para o dia 10 de setembro, com retorno no dia 05 de outubro, incluirá quatro educadores do município, da CEMEB Prefeito João Aprillanti, que foram contemplados entre as 32 bolsas oferecidas para o País. Os professores irão visitar as escolas nas cidades de Durham, Rugby, Cardiff e Penarth. 
 
Todos os custos serão subsidiados pelo governo londrino para que possam apresentar todo o processo pedagógico aplicado na cidade, como troca de experiências. Em outubro, é Várzea Paulista que deve receber uma comitiva de 10 professores de Londres, para ver na prática como funciona o sistema educacional do município. 
 
Segundo o secretário de Educação, Rodolfo Braga, é um momento de muita expectativa. “A secretaria está liberando os professores e incentivando este projeto de grande valia, que vai gerar uma troca de experiências muito boa”, explica o secretário. 
 
 
O projeto
 
O programa Connecting Classrooms visa à interação através de troca de atividades com os professores parceiros, por meio virtual ou postal. O objetivo é expandir conhecimentos e trocar experiências com pessoas de outras partes do mundo, conhecer outras culturas e países, formar cidadãos mais críticos, conscientes e preparados para a interação virtual, desenvolver as 4 habilidades da língua inglesa (ler, falar, ouvir e escrever)  e ter acesso a conteúdo interdisciplinares. 
 
 
Professores 
 
Rute Albuquerque Rodrigues da Silva, trabalha há 7 anos na rede municipal de educação, foi quem realizou a inscrição da escola no projeto. A professora conta que estão muito felizes e contagiando também os alunos, com a conquista. “A expectativa é imensa, vamos ter a oportunidade de conhecer o trabalho, as dificuldades do dia-a-dia, a gestão e a forma como eles desenvolvem as atividades é uma curiosidade também”, disse Rute. 
 
Jucélio Galdino, professor há 10 anos na rede municipal de ensino deseja conhecer o que existe em comum entre as cidades. “Quero conhecer a língua, a cultura e os costumes de lá, ver o que há de comum e quais as diferenças de como é desenvolvido o trabalho nas escolas”, contou Jucélio.
 
A professora Monica D’angelo Martos, atua há 8 anos no ensino do município, conta que a expectativa é muito grande. “Os nossos alunos estão muito empolgados, as atividades que nós trocamos com as crianças de Londres, os desenhos mostrando o caminho de casa até a escola despertou muita curiosidade, estamos ansiosos”, disse. 
 
Há 29 anos dedicando sua vida a educação de Várzea Paulista, a professora Puresa Maciel de Moraes pretende apresentar a cultura do Brasil. “Estamos empolgados em conhecer as escolas, daremos duas aulas e vamos apresentar nossa cultura, como carnaval, festa junina, tradições que nós temos e eles estão conhecendo de perto através das atividades que enviamos”, explicou Puresa.