Licitação do Transporte Público ocorre em setembro

Gestão Pública - Destaques
Empresa que for contratada deve seguir as diretrizes da Lei do Transporte Público Municipal de Várzea Paulista
 
 
Em breve, as diretrizes da Lei do Transporte Público Municipal de Várzea Paulista serão implantadas e a população terá um serviço voltado para a qualidade dos quesitos frequência, confiabilidade e pontualidade. O processo licitatório já está em andamento e o novo serviço, poderá entrar em funcionamento ainda este ano. “Se o processo não sofrer nenhuma impugnação, a prefeitura receberá os envelopes com as propostas em concorrência pública, já marcada para o dia 2 de setembro”, informa Alan Leite, presidente da Comissão Municipal de Licitações. 
 
A empresa que for contratada prestará o serviço de transporte coletivo municipal, seguindo a regulamentação aprovada em abril deste ano, pela Câmara Municipal. “Neste momento está aberto o prazo para que as empresas interessadas em participar da concorrência agendem suas visitas técnicas”, explica a secretária interina de Trânsito Simone Bifani. O agendamento pode ser feito pelo telefone 4595-4009, até o final do mês de agosto. 
 
 
Lei foi aprovada em abril
 
A Lei do Transporte Público Municipal de Várzea Paulista foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, em 14 de abril de 2015. O projeto baseia as novas regras do transporte público na cidade e inicia a abertura do processo licitatório para a contratação de empresa para a realização do transporte coletivo.
           
O projeto de lei foi enviado para a Câmara em fevereiro, apresentando evoluções em relação à lei anterior. Foram realizadas duas audiências públicas, nas quais a população aprovou o estudo apresentado.
Todo o trabalho técnico levou quatro anos para ser finalizado e teve o investimento de R$ 120 mil. Os trâmites contaram com a supervisão do renomado especialista e engenheiro Gabriel Feriancic, que possui experiência em realizar este tipo de processo em todo o país.
           
O estudo envolve um texto de mais de 800 páginas sobre a mobilidade urbana de Várzea Paulista, abrangendo pesquisa de velocidade e retardamento, pesquisa e mapeamento das linhas de transportes público e fretado, contagem veicular, diagnóstico da mobilidade e estudo do sistema de transporte coletivo.