Prefeitura realiza VI Conferência Municipal de Assistência Social

Desenvolvimento Social - Destaques
Munícipes e técnicos discutem possíveis propostas para melhorias no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), nos próximos 10 anos

A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu, na tarde da última sexta-feira (7), a VI Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal. Após uma palestra magna, os presentes formularam 20 propostas de melhorias para o SUAS, até 2026, dentro do tema do encontro: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. São 15 propostas em âmbito municipal e cinco nos âmbitos estadual e federal.

Segundo a palestrante, a consultora de assistência social, Rosa Elisa Federici, devem ser valorizadas as lutas dos profissionais da área, para conquistar os marcos legais, como a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social, em 1999. A Política de Assistência Social, aprovada em 2004, foi o resultado de um trabalho intenso dos profissionais desse campo de atuação. “Foi uma política implantada com grandes lutas dos trabalhadores de assistência social”, relatou.

Conhecer o que se buscou anteriormente e o que existe hoje será fundamental para traçar as metas aos próximos anos, no que tange ao SUAS. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, segundo a assistente social, motivo pelo qual inclusive se faz uma conferência extraordinária, como a deste ano, uma vez que a próxima ordinária está prevista para 2017. “Nós ainda estamos implantando a política de assistência social”.

A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Valéria Barem, explicitou o protagonismo todos os munícipes e profissionais presentes, na formulação das propostas. “Quando nós viemos a uma conferência, todos nós somos autoridades”, declarou. “Todos nós temos igual importância”.

Segundo a gestora, as dificuldades não devem impedir que os profissionais da área busquem sempre o aprimoramento pessoal e a conduta cada vez mais ética. Emocionada, a assistente social recomendou que todos acreditem ser possível avançar e realizar um trabalho de qualidade. Quem também prestigiou o evento e representou o poder executivo foi o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana. A importância da Conferência foi lembrada pelo administrador. “Vamos ter a oportunidade de reivindicar as propostas”, explicou.

Próximos passos

As propostas formuladas serão levadas pelos delegados eleitos à Conferência Estadual (dois titulares e dois suplentes). Dessa segunda etapa, sairão as metas a serem levadas e votadas na Conferência Federal.

Oportunidade de discussão e sugestões

Para a assistente administrativa do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Thauana Cruz, a Conferência, da qual participa pela primeira vez, pode trazer melhorias a esse campo de atuação. “Eu acredito que sempre é válida, porque a gente pode propor coisas”.
Maria Madalena Custódia, moradora do Jardim Cruz Alta há 38 anos, bastante participativa e assistida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central, também aprovou a iniciativa. Em sua avaliação, o encontro poderá resultar em melhorias para o serviço social, na cidade. “Eu acho que é algo para evoluir, para melhorar”.

Sobre o SUAS

O SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da (PNAS) Política Nacional de Assistência Social, com envolvimento direto das estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Pré-conferências

Foram realizados três encontros preparatórios: em 3 de agosto, o CRAS Norte sediou a discussão com o tema “Enfrentamento das Situações de Desproteção Social e a Cobertura dos Serviços, Programas, Benefícios e Transferências de Renda nos territórios”; no dia 4, o CRAS Oeste abordou “O Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS”; por fim, no dia 5, o CRAS Central teve como tema  “Fortalecimento da Participação e Controle Social para a Gestão Democrática”.

Novos recursos

O presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido, reconheceu a necessidade do amor à profissão, por parte dos servidores da assistência social, no município. A casa de leis vai destinar uma verba de R$ 100 mil para a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, em breve. Foi o que adiantou o vereador ao secretário da pasta, Jeremias Santana, no evento. “Será direcionada, em agosto ou setembro, para aquilo que vocês estejam precisando”, adiantou.