Prefeitura realiza 3ª Caminhada do Bebê

Saúde - Cotidiano
Evento promoveu conscientização e diversão às mais de 200 pessoas presentes

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou a 3ª Caminhada do Bebê de Várzea Paulista, na manhã do último sábado (8), como encerramento da 3ª Semana Municipal do Bebê da cidade. O público caminhou, pela Avenida Fernão Dias Paes Leme, com músicas e cartazes educativos, até a Avenida Projetada.  “É uma tentativa de conscientizar a comunidade sobre a importância do tema”, explicou o prefeito Juvenal Rossi.

As mais de 200 pessoas, entre servidores, autoridades e pais e filhos de várias idades, participaram, na Avenida Projetada, de várias atividades recreativas e educativas do programa Ação e Alegria.

A população aproveitou apresentações culturais, como de palhaços e malabares, pintura no rosto e balões, pernas-de-pau, contação de história e fantoches. Também houve aferição de pressão arterial e oficina de fisioterapia com bebês, para trabalhar educação postural, além de muita pipoca e algodão doce.

Para o prefeito, o grande público presente, superior ao do ano passado, mostra que o programa São Paulo pela Primeiríssima Infância está ganhando força em Várzea Paulista. Os vários trabalhos desenvolvidos ao longo da Semana do Bebê buscam, segundo ele, estimular um tratamento mais carinhoso e atencioso dos pais para com seus filhos. “Queremos buscar nos pais o sentimento de afeto nos primeiros anos de vida”.

Para a articuladora do Primeiríssima Infância na cidade, Valéria Barem, a 3ª Semana do Bebê, encerrada no sábado, foi muito proveitosa. A gestora relatou que os servidores das três pastas envolvidas – Educação, Saúde e Desenvolvimento Social – participaram, com muita dedicação e pró-atividade. Todos os equipamentos públicos desenvolveram atividades. “Todas as equipes não mediram esforços”, reconheceu. “Foi uma semana maravilhosa, extremamente bem sucedida”.

Famílias presentes

Entre as várias famílias que participaram da festividade, Otoniel Mendonça compareceu com a esposa, Selma, um sobrinho de 10 anos e a filha, três anos. O morador da Vila Marajó participou pela primeira vez do evento e aprovou a iniciativa da Caminhada do Bebê. “É muito importante. A população tem que ficar consciente”.

Marcelo Santana veio de Jundiaí com a esposa, Vanessa, e o bebê de um ano e dez meses. A esposa elogiou a atividade. “É ótimo para interagir com as outras mães e para conscientizar sobre a importância do Primeríssima Infância”, explicou. Para o marido, a passeata mostrou que a Prefeitura se importa com a comunidade. “É um evento bacana, diferente”.

Sobre a 3ª Semana Municipal do Bebê

Entre os dias 03 e 07, os serviços públicos participantes do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância – UBSs (Unidades Básicas de Saúde), creches e CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) realizaram várias palestras, atividades lúdicas e entre pais e filhos, para fortalecer o vínculo familiar e ressaltar a importância do desenvolvimento infantil nos três primeiros anos de vida.

Neste ano, o tema das atividades foi o afeto, representado por meio do carinho do abraço. De acordo com a articuladora municipal do Programa Primeiríssima Infância em Várzea Paulista, Valéria Barem, o tema foi escolhido por representar algo permanente na vida das pessoas. “Um bebê que recebe carinho será uma criança carinhosa e a chance dele se tornar um adulto que retribui esse sentimento é grande”, diz. Segundo ela, esse é o intuito do programa Primeiríssima Infância. “Temos que cuidar hoje, para que a sociedade tenha a chance de um futuro melhor”, explica Valéria.
O que é a Primeiríssima Infância?

Nas etapas da fecundação e concepção, começa uma nova vida. A Primeiríssima Infância define o desenvolvimento e o futuro dessa vida. É no período da gestação aos 3 anos, que a criança desenvolve seu cérebro, forma seus processos neurológicos, fortalece neurônios e sinapses.
Os cuidados e estímulos à criança durante a Primeiríssima Infância influenciam sua aptidão e capacidade de aprender, sua velocidade e qualidade de raciocínio, sua criatividade e memória, suas habilidades para se relacionar, suas competências e comportamentos que valerão para todo seu futuro.