CRAS Central realiza Pré-conferência de Desenvolvimento Social

Desenvolvimento Social - Destaques
Munícipes e técnicos discutem possíveis propostas para a participação popular no controle das melhorias e fiscalização do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central promoveu, em sua sede, no Jardim do Lar, a terceira Pré-conferência de Assistência Social, com o tema “Fortalecimento da Participação e Controle Social para a Gestão Democrática”. Técnicos, munícipes e participantes dos conselhos municipais puderam debater propostas para a participação da população no controle do aprimoramento e da fiscalização do SUAS.

De acordo com a palestrante, Aline Silva e Lima, consultora em gestão social há 10 anos, o encontro serve para que se crie uma discussão acerca das melhorias necessárias na participação dos usuários e técnicos na gestão do SUAS, na cidade. “A gente está pensando no aprimoramento de todos esses aspectos”, explicou. “Essas Pré-conferências já levantam uma análise, uma reflexão”.

Essa e as outras duas Pré-conferências já feitas nesta semana preparam as propostas que serão discutidas na IV Conferência Municipal de Assistência Social, na próxima sexta-feira (7).

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, será formulado um plano de ação para os próximos dez anos. As sugestões levantadas são importantes, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana. “A conferência tem esta proposta: ouvir as bases, os que estão diretamente ligados à praticabilidade dos programas”, declarou. “São as propostas, de acordo com as necessidades e reivindicações populares e também dos nossos assistentes sociais e funcionários da área social, que procuram sempre aprimorar, aperfeiçoar o serviço e estabelecer novos critérios”.

Para a coordenadora do CRAS Central, Agda Brandão, é importante ouvir a população que usufrui os programas sociais, para que o SUAS avance. Os munícipes podem identificar com mais facilidade alguns aspectos a serem melhorados, como, por exemplo, novas atividades a serem oferecidas. “É para que a população atualize o que se tem hoje e o que se espera do futuro. É a opinião do usuário que interessa para a gente”.

Esses encontros poderão melhorar o atendimento à população, segundo Santana. “Este é o foco: sempre dar uma atenção ao povo mais necessitado”.

Iniciativa aprovada

Para Anicezia Antônia da Silva, usuária dos programas sociais há mais de 10 anos, a Pré-conferência é importante para que os moradores dialoguem, com voz ativa, sobre as melhorias necessárias. A moradora do bairro Chácara São Guido, bastante participativa, elogiou a iniciativa.  “É bom para falar o que há ou não na cidade e o que deve melhorar”, opinou.

Ana Paula da Silva, do bairro Jardim Maria de Fátima, participa pela primeira vez de uma pré-conferência. Ela utiliza os serviços do CRAS Central há mais de 10 anos e também elogia a possibilidade de que a população seja ouvida. “Eu acho que é interessante”.

Próximas etapas

A IV Conferência Municipal de Assistência Social será realizada na próxima sexta-feira (7), às 13 horas, na Câmara Municipal. As propostas formuladas serão levadas pelos delegados eleitos à Conferência Estadual (dois titulares e dois suplentes). Dessa segunda etapa, sairão as metas a serem levadas e votadas na Conferência Federal. A Câmara Municipal fica localizada na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro.