Campanha de prevenção a Hepatite termina amanhã (06)

Saúde - Cotidiano
Mais de 250 pessoas já fizeram o teste rápido com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante             
 
Termina quinta-feira (06) a campanha em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho e organizado pelo CTA de Várzea Paulista. Durante duas semanas, foi realizado o CTA Itinerante, levando testes rápidos para detecção da doença, às Unidades Básicas de Saúde do município.
               
Segundo a coordenadora do CTA, Luzinete Carmo, mais de 250 pessoas já foram atendidas. “A procura tem sido grande. As pessoas estão interessadas em saber mais sobre a doença e como se prevenir”, explica.
 
Luzinete informa que os casos positivos são encaminhados para a realização de exames complementares, consulta com médico infectologista e acompanhamento no CTA. “O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o tratamento e a Rede Municipal de Saúde realiza todo o acompanhamento”, relata.  
               
O último dia de campanha acontece das 8 às 11 horas, para os pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
 
 
Hepatites
 
A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal. Por ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria dos casos não existem sintomas específicos e essas doenças passam despercebidas. Em alguns casos podem ocorrer fadiga, falta de apetite, enjoo, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelos (icterícia), fezes esbranquiçadas.
O diagnóstico é feito através de exames de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite.