Várzea Paulista participa de lançamento da 4ª Semana Regional do Bebê

Saúde - Cotidiano
Prefeito Juvenal Rossi prestigia evento que abre as ações na região de Jundiaí

O prefeito Juvenal Rossi participou do lançamento da 4ª Semana Regional do Bebê, na Câmara Municipal de Jundiaí, na manhã da última segunda-feira (3). A solenidade contou com a presença de autoridades dos nove municípios da região participantes do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, além de representantes do Governo Estadual. Os gestores conheceram os resultados da iniciativa em várias cidades.

Entre as ações de destaque dos profissionais envolvidos com as atividades (Saúde, Desenvolvimento Social e Educação), nos municípios participantes, Várzea Paulista foi representada com o vídeo sobre a 2ª Semana Municipal do Bebê.

As aprovações das leis que regulamentam essas atividades, em Várzea Paulista e outras sete cidades (oito das nove da região), também tiveram destaque. Outras iniciativas importantes, como o início do parto humanizado em Cabreúva, foram expostas durante a solenidade.

Para Rossi, Várzea Paulista tem tido resultados positivos, inclusive com a realização de suas Semanas Municipais do Bebê. As ações deverão permanecer na cidade, ao longo dos anos. “Com certeza, em Várzea Paulista, essa integração das três Secretarias (Educação, Saúde e Desenvolvimento Social) tem avançado e dado resultados significativos”, analisou. “Enquanto estiver dando resultado, nós temos que continuar com o trabalho nesse sentido”.

O secretário de Saúde da cidade, José Roberto Spinucci gostou dos resultados demonstrados nos nove municípios da região e afirmou ser importante o apoio da entidade parceira, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A intersetorialidade das atividades desenvolvidas também foi destacada pelo administrador. “No serviço público, é muito difícil a gente trabalhar junto, nas três Secretarias”.

O diretor presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, destacou os avanços do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, na região, desde 2006, quando Itupeva aderiu aos trabalhos. “Ao longo do tempo, a gente conseguiu levá-lo para o estado de São Paulo”.

A Semana do Bebê, bem feita, pode fazer com que cada cidade se envolva com a causa, de forma abrangente – escolas, creches, estabelecimento comerciais. “A Semana do Bebê é algo que mobiliza as cidades”.

Para o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, anfitrião do evento, a Semana do Bebê permite o envolvimento das famílias da região com as ações promovidas, imprescindível em sua avaliação. Com o desafiador trabalho integrado entre as pastas envolvidas, o atendimento à população fica melhor. “Quanto a gente consegue integrar essas políticas, a gente ganha em qualidade’, explicou.

Avaliação positiva

Para Nelson Yatsuda, assistente técnico de Planejamento em Ações de Saúde e coordenador do Grupo de Planejamento e Avaliação da Coordenadoria de Regiões, da Secretaria Estadual de Saúde, a Semana do Bebê têm permitido o engajamento dos entes envolvidos. Essa mobilização precisa ser mantida. “A gente percebe as pessoas vindo falar com entusiasmo”.

Segundo o gestor, o programa São Paulo pela Primeiríssima Infância de destaca por sua capacidade de envolver os cidadãos com os trabalhos. “É muito mais do que um programa, é um envolvimento das pessoas”, explicou. “É um projeto de sociedade, à medida que estamos falando de ações que, em última instância, permitirão que tenhamos uma sociedade mais equânime e mais justa”.

Para a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho, a integração entre os trabalhos das três pastas envolvidas consiste em um marco histórico no atendimento à população. Antes, havia ações isoladas. “Não havia essa concretude que nós estamos vendo hoje”, declarou. “Agora estamos mais preocupados e priorizando a primeira infância (0 a 6 anos).

Ainda há muitas conquistas a serem obtidas, por meio do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, segundo a gestora. “Ainda não chegamos perto da universalização do acesso das crianças às creches”, apontou.

Para o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Jundiaí, Marcelo Gastaldo, o programa já tem sido destaque na região e no estado. O vereador espera que a iniciativa possa abranger todos os municípios brasileiros, em breve. “O programa, sem dúvida, será referência para o nosso país”, projetou.

O deputado federal Miguel Haddad, o programa permite a integração entre os municípios e promove um atendimento mais humanizado à população. “A grande realidade é que somos prestadores de serviço e buscar essa excelência é compromisso”.

Novos passos

Segundo Queiroz, o estado de São Paulo vai contar, em breve, com um índice que vai mensurar como a primeira infância é tratada nos municípios. “Vai haver um índice de atenção à primeira infância no estado de São Paulo”.

Yatsuda também citou a futura conquista. “O índice paulista da primeira infância visa a dar um referencial para as cidades”, explicou.
Outro futuro avanço deverá ser a obrigatoriedade do ensino às crianças de quatro a sete anos.

Sobre o programa

A iniciativa visa a cuidar bem das crianças durante as primeiras fases da vida: primeiríssima infância (0 a 3 anos), especificamente e primeira infância (0 a 6 anos), como um todo. A FMCSV, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, investe na formação e humanização dos servidores públicos de forma intersetorial – educação, saúde e assistência social – com enfoque nas crianças e em suas famílias.

3ª Semana Municipal do Bebê

De 3 a 8 de agosto, Várzea Paulista realiza a 3ª Semana Municipal do Bebê, que faz parte do programa Primeiríssima Infância.