Linhas chilenas representam perigo para a natureza e motociclistas

Trânsito - Destaques
Guarda Municipal Ambiental alerta sobre as consequências que o material representa para os animais; em Várzea Paulista ave teve asa amputada

No período de férias escolares o número de crianças e adolescentes soltando pipas nas ruas cresce. O grande problema é que muitos têm utilizado a linha chilena, muito mais resistente e perigosa do que o cerol. Além de ter sua comercialização proibida, esse tipo de material representa um grande perigo tanto para a natureza, quanto para os motociclistas e ciclistas.
De acordo com o guarda municipal ambiental, Pedroso, as linhas ficam presas nas copas das árvores, prejudicando as aves, que muitas vezes ficam presas pelas asas ou patas. “Resgatamos um carcará, que é uma ave grande, de um emaranhado de linhas. Ele foi encaminhado para tratamento, mas infelizmente sua asa teve que ser amputada”, ressalta. Os motociclistas e ciclistas também correm grandes riscos. “Essas linhas são grossas e resistentes, podendo facilmente cortar o pescoço do piloto”, afirma o GM ambiental.
Quem for pego utilizando esse tipo de linha, além de ter o material apreendido, será conduzido à delegacia. “Como a maioria das apreensões acontecem com menores de idade, os pais são responsabilizados pelo ato”, diz Pedroso. O GM ressalta a importância dos pais estarem envolvidos nas atividades cotidianas dos filhos. “Os responsáveis precisam estar atentos às crianças e adolescentes, para evitar esse tipo de situação”, conclui.