Várzea Paulista se prepara para a Semana do Bebê

Saúde - Cotidiano
Atividades serão realizadas entre os dias 03 e 08 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde, Creches e CRASs

A primeira semana de agosto será de muitos abraços e carinhos em Várzea Paulista. O município vai realizar a 3ª Semana Municipal do Bebê, que faz parte do programa Primeiríssima Infância. As atividades serão realizadas entre os dias 03 e 08 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde, Creches e CRASs.

Neste ano, o tema do programa será o afeto, que será representado por meio do carinho do abraço. De acordo com a articuladora municipal do Programa Primeiríssima Infância em Várzea Paulista, Valéria Barem, o tema foi escolhido por representar algo permanente na vida das pessoas. “Um bebê que recebe carinho será uma criança carinhosa e a chance dele se tornar um adulto que retribui esse sentimento é grande”, diz.

Segundo ela, esse é o intuito do programa Primeiríssima Infância. “Temos que cuidar hoje, para que a sociedade tenha a chance de um futuro melhor”, explica Valéria.

Atividades

As ações do Primeiríssima Infância começam no dia 03 de agosto, às 14 horas, na Câmara Municipal, com a abertura oficial da 3ª Semana Municipal do Bebê de Várzea Paulista.

O evento vai contar com a presença de autoridades municipais e terá uma palestra sobre o afeto, realizada pela psicóloga Joyce Britto.

Entre os dias 03 e 07, os serviços públicos que participam do programa Primeiríssima Infância, que são UBSs, Creches e CRASs realizarão palestras, atividades lúdicas e entre pais e filhos, para fortalecer o vínculo familiar e ressaltar a importância do desenvolvimento infantil nos três primeiros anos de vida.

O encerramento ocorre no sábado, dia 08, com a 3ª Caminhada do Bebê de Várzea Paulista. A atividade começa às 9 horas e tem como ponto de partida a entrada da Prefeitura. Depois os pais e seus bebês seguem até a Avenida Projetada, local onde será realizado o Ação e Alegria.

O projeto da Secretária de Cultura envolve apresentações culturais, como palhaços e malabares, pintura no rosto e balões, perna de pau, contação de história e fantoches. Tudo isso além de muita pipoca e algodão doce para as crianças e suas famílias.

O que é a Primeiríssima Infância?

Na fecundação e concepção começa uma nova vida. A Primeiríssima Infância define o desenvolvimento e o futuro dessa vida. É no período da gestação aos 3 anos, que a criança desenvolve seu cérebro, forma seus processos neurológicos, fortalece neurônios e sinapses.

Os cuidados e estímulos à criança durante a Primeiríssima Infância influenciam sua aptidão e capacidade de aprender, sua velocidade e qualidade de raciocínio, sua criatividade e memória, suas habilidades para se relacionar, suas competências e comportamentos que valerão para todo seu futuro.

Não se pode prever o destino de uma criança, mas é possível cuidar para que ele não seja apenas um lance de sorte. Que seja o
melhor futuro, desde já. Para a criança, a família e toda a sociedade. Vale uma vida toda. E uma nova cidade.

Programação:

03.08 – 14h: Abertura oficial, com a presença de autoridades municipais. Palestra sobre o Afeto, com a psicóloga Joyce Britto.
Local: Câmara Municipal
 De 03 a 07.08:
Atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Creches e Centros de Referência em Assistência Social com as gestantes e famílias com crianças de 0 a 3 anos de idade.
 08.08 – 9h:
3ª Caminhada do Bebê de Várzea Paulista;
Ponto de partida: Entrada da Prefeitura
Encerramento: Avenida Projetada
Atividades: Ação e Alegria, com apresentações culturais.