Secretário de Meio Ambiente visita Botucatu

Meio Ambiente - Destaques
Ações ambientais servem de modelo
         
No último dia 6, representantes da secretaria de meio ambiente de Várzea Paulista visitaram a cidade de Botucatu. O objetivo foi conhecer ações ambientais realizadas pela cidade e que podem ser implantadas em Várzea Paulista.
         
Botucatu é a primeira colocada no ranking do município verde e azul e referência e modelo nas questões ambientais. João Lima, secretário de meio ambiente de Várzea Paulista e sua equipe foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente de Botucatu, Perseu Mariani, que apresentou os projetos desenvolvidos na cidade. “Em nosso município focamos na importância das ações ambientais para a qualidade de vida da população” conta Perseu.
         
Lima conta que a visita foi importante para conhecer ações que já são desenvolvidas em Botucatu e se mostraram eficientes. “Estamos ampliando as ações em nosso município e para isso é importante conhecer ações que dão certo em outras cidades”.
         
Um dos projetos que mais chamou a atenção da equipe varzina foi a Escola de Meio Ambiente de Botucatu, que trabalha a educação ambiental com muita ludicidade e contato com a natureza.
 
A escola mantida em meio a trilhas de mata nativa atende alunos de toda a rede municipal e é geradora de muitos temas para as aulas. “Uma escola como essa possibilita o contato com o meio ambiente e o desenvolvimento do respeito pelas espécies” conta Vani de Paula, coordenadora de Educação Ambiental.
         
Além da equipe varzina a visita contou com a presença de dois representantes da secretaria de meio ambiente de Campo Limpo Paulista.
 
O coordenador de meio ambiente campo-limpense, Adriano Prochowski, acredita que a parceria entre as duas cidades pode trazer benefícios ambientais. “Existem ações que podem ser desenvolvidas em parceria como o viveiro de plantas e a escola de educação ambiental”.
         
A bióloga Maria Karolina da Silva também avaliou como satisfatória a visita. “Essa troca de experiências entre as cidades é muito positiva”.