Aulas de música melhoram a concentração e a autoestima

Esporte e Lazer - Destaques
Formação cultural e animação fazem parte das aulas

Ao som de clarinetes, saxofones e flautas transversais começa mais uma aula de instrumentos de sopro na Escola de Música e Arte de Várzea Paulista. A concentração e dedicação dos alunos mostra que a música é muito importante para eles. As aulas são ministradas pelo professor e coordenador da escola de música, Tiago Costa.

O professor que é formado em clarinete pela UNESP, bacharel em música e especializado em educação musical conta que as aulas trazem muitos benefícios às crianças e aos adolescentes. “O desenvolvimento da concentração, o trabalho em equipe e o respeito ao outro, a socialização, a postura corporal e a melhora da autoestima são alguns dos benéficos proporcionados pela musica” conta Tiago.

Contando hoje com 30 alunos divididos em 7 turmas as aulas realizadas em pequenos grupos utilizam o ensino coletivo como metodologia de ensino e proporcionam a interação do grupo e a troca de experiências. “Com as aulas em grupo os alunos percebem que são uma equipe e que cada instrumento tem sua função dentro da banda” relata o professor. Além disso, a técnica musical é trabalhada de forma envolvente e colaborativa.

Ele conta ainda que a dedicação dos alunos e o gosto pela música são essenciais. “Trabalhamos com um faixa etária interessante. Os alunos participam com empolgação das aulas e isso ajuda a obter um aprendizado mais rápido”. As aulas que são ministradas no contra turno escolar oferecem uma formação cultural e uma inserção social. “Os alunos tem contato com uma cultura diferenciada, aprendem sobre música instrumental, música clássica, música popular brasileira e descobrem um novo mundo” conta o professor.
A aluna Jéssica Oliveira Fontana, de apenas 9 anos, está cursando o primeiro semestre das aulas e conta que está muito animada. “É muito bom. Eu estou aprendendo músicas diferentes que eu não conhecia e conseguindo tocar essas músicas”.

Já os gêmeos de 8 anos, Guilherme Capodeferro e Gustavo Capodeferro contam que já participaram do curso de musicalização infantil na escola, e agora curso as aulas de sopro. “Aprender a tocar um instrumento mudou a minha vida. Antes eu ficava assistindo TV e hoje eu fico praticando os exercícios da aulas” relata Guilherme. Gustavo conta que já pensa em seguir carreira na música. “Quero melhorar a cada dia, me tornar profissional e aprender a tocar outros instrumentos”.

Geovanny Morato, de 9 anos, toca saxofone e conta que enxerga na música seu futuro. “Quero entrar para uma orquestra e tocar em muitos lugares”. Ele relata que mesmo quando esta fora da escola continua pensando em música e nos exercícios das aulas.
Para participar das aulas é preciso ter entre 8 e 18 anos, estar matriculado no ensino regular e ter disponibilidade de horários em dois dias da semana. Não é necessário ter o instrumento para começar as aulas, pois a escola de música oferece os instrumentos aos alunos. Segundo Tiago os alunos passam inicialmente por uma avaliação para verificar qual instrumento poderá tocar. “É feito um diagnostico de qual instrumento o aluno tem condição de tocar”.

Os interessados em participar das aulas poderão realizar as inscrições para o 2º semestre na escola de música, de 13 a 24 de julho. A escola está localizada no Centro Cultural Música e Arte, Avenida Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera. Mais informações pelo telefone 4595-4080.