Secretaria de Desenvolvimento Social realiza Projeto Socioambiental

Desenvolvimento Social - Destaques
Projeto tem parceria com a secretaria de Meio Ambiente

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e da secretaria de Meio Ambiente, têm realizado, desde o mês de maio, um projeto Socioambiental, como contrapartida referente ao Projeto de Macrodrenagem do Córrego Bertioga para as obras de contenção das cheias – conforme Contrato Caixa nº 351037-45/2011.

Dentre as atividades de educação ambiental para execução junto às famílias residentes no entorno do Córrego Bertioga, está prevista a realização de palestras e oficinas. De acordo com o coordenador da Economia Solidária, André Julio Szabo, as atividades objetivam o incentivo a população. “Práticas ambientalmente saudáveis, a valorização utilização e desenvolvimento de tecnologias sociais sustentáveis em saneamento básico e o acesso da população a essas tecnologias”, conta Julio.

O Projeto social contempla, ainda, a coleta e a reciclagem de pilhas, baterias e óleo de cozinha por meio de parceria com uma ONG local, apresentação de vídeos sobre a temática ambiental para os alunos das escolas municipais, visitas monitoradas à estação de tratamento de água e esgoto, plantio de árvores ao longo das margens do córrego pela população e etc.

Oficinas

As oficinas serão ofertadas no CRAS Oeste, localizado à Avenida Bertioga, 1375, Vila Tupi – Várzea Paulista, e ocorrerão mensalmente sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h nas seguintes datas:

27/05 – Lixo orgânico, lixo tóxico e coleta seletiva;
24/06 – Reutilização de materiais I;
29/07 – Reutilização de materiais II;
05/08 – Compostagem do Lixo Orgânico;
19/08 – Uso consciente dos recursos naturais.

Atividades nos CRAs

Desde 22 de junho estão sendo ofertadas atividades de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes.

Crianças de 07 a 12 anos.
– CRAS Central, oficinas de grafite;
– CRAS Oeste, oficinas de artes;
– CRAS Norte, oficinas de teatro.

Adolescentes de 13 a 17 anos.
– CRAS Central, oficinas de grafite e oficinas de dança;
– CRAS Oeste, oficinas de artes e oficinas de dança;
– CRAS Norte, oficinas de grafite e oficinas de teatro.

Venha participar!

Localização dos CRAs:

– CRAS Central, Avenida Ipiranga, s/nº, Jardim do Lar, telefone: 4595-0770.
– CRAS Oeste, Avenida Bertioga, 1375, Vila Tupi, telefone: 4595-1027.
– CRAS Norte, Rua Capivari, 405 – Vila Real, telefone: 4596-4738.