Várzea Paulista serve de exemplo com realização de Conferência Cultural

Esporte e Lazer - Destaques
Palestrantes do evento elogiam iniciativa da cultura no município
 
Várzea Paulista merece destaque, no último sábado, dia 4 de julho, mais de 150 pessoas participaram da 5º Conferência da Cultural, diversos assuntos foram apresentados, todos com um único objetivo, incentivar a cultura no município. No evento foram redigidas as atas de resolução e propostas elaboradas para a cultura a serem realizadas nos próximos dois anos. 
 
O objetivo da conferência é trazer uma nova fase para a cultura através da legalização, leis que amparam a cultura, o Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura darão mais respaldo as ações culturais. Além disso, a inserção no sistema nacional de cultura trará mais reconhecimento para a cidade. 
 
Segundo o secretário adjunto de Cultura Jota Moreira, a conferência superou as expectativas e todos os objetivos foram alcançados. “Pudemos ouvir a comunidade cultural sobre as necessidades e estabelecemos planos futuros, a sensação é de missão cumprida”, contou Jota.
 
No evento também foi eleito o novo Conselho Municipal de Cultura que atuará nesse período. “As reivindicações do novo conselho é ter um orçamento voltado para uma secretaria de cultura independente, onde comtemple todas as linguagens, além disso, uma maior divulgação da secretaria e das ações, oferecendo também, formação aos agentes culturais e artistas como oficinas, palestras e cursos”, finalizou o secretario. 
 
Uma das palestrantes da Conferência, Tainan Franco, produtora cultural, participou do evento e realizou uma palestra sobre políticas públicas e financiamento cultural. Tainan acredita que chamar a população e os artistas para participarem desta discussão é fundamental. “É preciso entender as ferramentas disponíveis para acessar verbas públicas para a viabilização de atividades culturais”, conta a produtora cultural. 
 
Ela ainda ressalta que as mudanças só surgem quando há demanda. “Creio que este momento é muito rico para a cidade, a prefeitura teve uma inciativa muito positiva nesse sentido e está dando um ótimo exemplo, inclusive para cidades vizinhas”, finaliza Tainan. 
 
Vânia Feitosa, também produtora cultural e palestrante do evento, elogia o trabalho e destaca a iniciativa da criação do Fundo Municipal de Cultura. “Várzea Paulista está dando exemplo para muita cidade maior, parabéns aos varzinos pela realização da 5º Conferência Municipal de Cultura”, disse Vânia. 
 
O debate trouxe três temas centrais. O primeiro foi o Planejamento, que através do Plano Municipal de Cultura traçará os caminhos a serem percorridos pela cultura no município, nos próximos dez anos. O segundo foi a Formação, que visa discutir um projeto para formar agentes culturais e artistas através de oficinas e cursos para que haja renovação e manutenção nas linguagens artísticas.
 
O terceiro tema é o financiamento, que discutirá de que forma o orçamento municipal e o fundo municipal de cultura atenderá as demandas para a realização de cursos, oficinas e eventos. “Essas temáticas direcionarão a cultura para um caminho futuro mais sólido” relata Moreira. A discussão foi aberta aos interessados no assunto e aconteceu no Espaço Cidadania.