Prefeito se reúne com secretário de Turismo Estadual e apresenta a Orquivarzea

Esporte e Lazer - Destaques
Juvenal Rossi foi recebido por Roberto de Lucena durante evento em Jundiaí, o intuito foi buscar recursos para realização da tradicional festa varzina

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, participou na última terça-feira (30), do Gabinete Itinerante do Turismo Paulista, promovido pela equipe do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. O encontro foi realizado no paço municipal de Jundiaí e reuniu representante de diversas cidades, como Socorro, Nova Odessa, Indaiatuba, Araras, Mogi Mirim, Jarinu, entre outros.

O intuito do encontro é de promover ações em conjunto com os municípios, visando o desenvolvimento turístico de cada cidade, ressaltando suas principais características, sejam elas culturais, naturais, gastronômicas, hoteleiras ou históricas. De acordo com Roberto de Lucena, o turismo é a segunda maior economia do mundo, só perde para a indústria do petróleo.

No Brasil, o setor também ocupa a segunda colocação, sendo o agronegócio o primeiro colocado. “Vemos a importância do turismo para a economia nacional e mundial. Precisamos fortalecer o trabalho turístico na região e para isso, estou à disposição de vocês”, declarou.

Durante a reunião, foram apresentados os trabalhos realizados pela Secretaria de Turismo do Estado, da Amitur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Artístico) e da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). Os participantes também receberam informações sobre a formação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo e de como se cadastrar para concorrer a uma das 140 vagas dos municípios considerados de interesse turístico.

Orquivárzea

Após as palestras, o prefeito Juvenal Rossi, acompanhado do Chefe de Gabinete, Ernaldo Artur foram recebidos pessoalmente pelo secretário de Turismo. Na ocasião, o prefeito apresentou projetos de interesse turístico para Várzea Paulista, como auxilio para a estrutura e shows da 11ª Orquivárzea e a pavimentação da Rua José da Silva de Leme, localizada ao lado do Centro de Eventos, que é utilizado para a organização da Festa da Orquídea.

“O Juvenal tem feito um trabalho diferenciado na região. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito para contribuir com o desenvolvimento e o turismo de Várzea Paulista”, afirmou Lucena.

O prefeito varzino tem expectativas positivas sobre as solicitações. “Tenho um bom relacionamento político com o secretário do Turismo e acredito que as nossas solicitações serão atendidas, até mesmo por serem pontuais”, relata.

Sobre o desenvolvimento turístico da cidade, Juvenal ressaltou a importância de se estudar as possibilidades do município. “Temos a Serra dos Cristais, do Mursa, organizar exposições permanentes de orquídeas. Até mesmo desenvolver parcerias com cidades vizinhas”, afirmou.