Pneus podem ser descartados no Ecoponto em Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques
Material já pode ser depositado
Você sabia que um pneu demora pelo menos 600 anos para se decompor? Isso mesmo, a borracha é um material resistente e durável e, quando descartado de forma incorreta pode causar danos ao meio ambiente.  A população e os borracheiros da cidade agora podem destinar pneus no Ecoponto.
 
O primeiro Ecoponto de Várzea Paulista é um local destinado a receber e dar o destino ambientalmente correto aos objetos usados que, muitas vezes, são abandonados nas ruas, calçadas e terrenos baldios da cidade. Com uma área específica para o descarte desses materiais, as ruas da cidade irão se manter mais bonitas e limpas.
 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João Lima, o descarte correto dos pneus é muito importante e merece ser realizado. “O pneu descartado no Ecoponto passará por uma logística reversa, todo material será reciclado”, explica João. 
 
 
 
Descarte incorreto
 
Se jogados em terrenos baldios, os pneus acumulam água da chuva no seu interior, servindo de local onde os mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a febre amarela, colocam seus ovos. 
 
Colocados em lixões, misturam-se com o resto do lixo, absorvendo os gases liberados pela decomposição, inchando e estourando. Acabam sendo separados e abandonados em grandes pilhas em locais abertos, junto a esses lixões.
 
Queimados, podem causar incêndios, pois cada pneu é capaz de ficar em combustão por mais de um mês, liberando mais de dez litros de óleo no solo, contaminando a água do subsolo e aumentando a poluição do ar. Saiba então que isto é proibido pela legislação ambiental.
 
 
Localização
 
O Ecoponto funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de quarta a sexta, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas, e aos finais de semana das 8 às 13 horas.