Começa nesta terça-feira (30) a Pré-Conferência da Cultura

Esporte e Lazer - Destaques
Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, a partir das 19 horas, será realizada a pré-conferência da Cultura de Várzea Paulista que trará discussões sobre as temáticas escolhidas para a conferência deste ano.

No primeiro dia de pré–conferência (30/6) a pauta será o planejamento e serão discutidas as prioridades para o setor cultural, os projetos, os estímulos aos artistas, agentes e produtores culturais, a estrutura administrativa, os equipamentos culturais, a participação social, a preservação, difusão e divulgação do patrimônio cultural do município.

O segundo dia (1/7) trará discussões sobre a formação colocando em pauta a capacitação do grupo gestor, a formação de conselheiros e fortalecimento do COMUC (Conselho Municipal de Cultura), a formação de comunidade através de cursos, oficinas e palestras.

O terceiro dia o tema abordado será financiamento, serão discutidos o orçamento municipal, o fundo municipal de cultura e as parcerias com o setor privado.

A Conferência Cultural acontecerá no dia 4 de julho, das 14h às 17h. Nela serão redigidas as atas de resolução e propostas elaboradas para a cultura a serem realizadas nos próximos dois anos. Também será feita a eleição do novo Conselho Municipal de Cultura que atuará nesse período.

Segundo o secretário adjunto de Cultura Jota Moreira essa conferência trará uma nova fase para a cultura através da legalização. “As leis que amparam a cultura, o Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura darão mais respaldo as ações culturais. Além disso, a inserção no sistema nacional de cultura trará mais reconhecimento para a cidade”.

O debate trará três temas centrais. O primeiro é o Planejamento, que através do Plano Municipal de Cultura traçará o caminho a ser percorrido pela cultura no município nos próximos dez anos. O segundo é a Formação, que visa discutir um projeto para formar agentes culturais e artistas através de oficinas e cursos para que haja renovação e manutenção nas linguagens artísticas.

O terceiro tema é o financiamento, que discutirá de que forma o orçamento municipal e o fundo municipal de cultura atenderá as demandas para a realização de cursos, oficinas e eventos. “Essas temáticas direcionarão a cultura para um caminho futuro mais sólido” relata Moreira. As discussões são abertas aos interessados no assunto e acontecerão no Espaço Cidadania. Avenida Ipiranga, 151 –  Centro (ao lado da Prefeitura).