Profissionais da unidade escolar e da Defesa Civil trabalharam em parceria durante o treinamento
No último sábado (27), a equipe da Defesa Civil e o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários, aplicaram a primeira simulação e demonstração prática do Plano de Contingência Municipal. O treinamento foi realizado na CEMEB Jardim América III, que atende 150 crianças, entre 4 meses a menores de 3 anos.
A equipe da unidade escolar treinou rotas de fuga, como fazer a retirada segura das crianças e funcionários e a facilitação da chegada das equipes de emergências, durante a simulação de um incêndio.
Para a diretora da CEMEB, Eliane Luchesi Vaz, o treinamento é de extrema importância. “Nunca tivemos uma situação deste tipo, mas estar preparada nos deixa mais seguras para agir e buscar garantir a segurança das crianças”, afirma. A educadora Adriana Perioto, também aprovou o trabalho. “Com o treinamento ficamos mais calmas para agir, já que cada uma sabe o que deve fazer. Em situações de risco temos que trabalhar da maneira correta”, relata.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Cristiano Vargas, o planejamento é adaptado à realidade da unidade. “É necessário aprender a teoria e depois aplicar na prática. Saber o que fazer e o que não fazer em situações de perigo”, explicou Vargas. Durante o treinamento, Cristiano orientou as educadoras. “Agora é a hora de errar, de tirar as dúvidas. Para que cada uma esteja preparada para uma possível situação real”, afirmou.
O projeto é uma parceria entre a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), Defesa Civil e o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV).
Plano de Contingência
O projeto é baseado na Lei Federal nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, e determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios adotem as medidas necessárias à redução de riscos e desastres. Nesse sentido, os artigos 8º e 9º da Lei destacam as competências do município, dentre a quais estão realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa, e estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas e hospitais.
No mês de abril, as educadoras de Várzea Paulista participaram de um curso com aulas teóricas e instruções gerais sobre o Plano de Contingência Municipal. No qual receberam instruções teóricas e demonstrações sobre:
•Conhecer as rotas de fuga;
•Como fazer a retirada segura das crianças e funcionários em situação de emergências;
•Orientar quanto aos riscos existentes em sua unidade, entre outros que serão específicos em cada local;
•Formação de brigada de prevenção e combate a incêndio;
•Conhecimento e utilização dos extintores de incêndio;
•Facilitação da chegada das equipes de emergências;
•Procedimentos para atendimento a uma vítima de parada cardíaca;
•Primeiros Socorros;
•Engasgamento;
•Como solicitar ajuda;
•Tetraedro de fogo e seus agentes extintores