Mais de 200 pessoas prestigiaram encerramento do Festival Cultura e Arte

Esporte e Lazer - Destaques
Comédia divertiu e alegrou a população varzina
Na noite do último domingo (28), a população varzina pode desfrutar de muita cultura e arte. A peça teatral “A comédia da família quase imperfeita”, reuniu mais de 200 espectadores, no Espaço Cidadania e encerrou as atividades do Festival Cultura e Arte. Durante todo o evento aconteceram intervenções literárias, exposição de artesanato e artes visuais. Todas as apresentações foram gratuitas e abertas ao público.

“A comédia da família quase imperfeita”, escrita e dirigida por Bruno Fonseca, diretor da Cia Arteenager e professor de teatro da Escola Municipal de Música e Arte, é uma adaptação musical da versão original apresentada no ano de 2010. Segundo Bruno, a peça retrata a importância da sinceridade na família. “A intenção é divertir o público com a comédia e ao mesmo tempo trazer uma reflexão de que, devemos aprender, que a união e a sinceridade são essenciais e nós precisamos uns dos outros”, explicou Bruno.

O festival contemplou diversas linguagens e deu início a 5º Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no próximo dia 4 de julho.  Segundo o secretário adjunto de cultura, Jota Moreira, o evento visou assistir as linguagens defendidas pelo Conselho de Cultura e mostrar os trabalhos desenvolvidos na cidade. “É um momento de educar para arte, estimular e divulgar os trabalhos dos ‘fazedores’ de cultura e arte da nossa cidade, além de convidá-los a discutir cultura” conta Jota.

O secretário ainda reforça que sem cultura não somos nada. “A cultura é a base de formação de todo cidadão, a secretaria e o Conselho de Cultura estimularam e deram forças as entidades culturais. Estamos em fase de consolidação e amparados pelas leis culturais”, finalizou Jota.

O prefeito Juvenal Rossi esteve presente no evento e prestigiou a apresentação. “Vocês estão fazendo uma cidade diferente, vocês são as estrelas que contagiam Várzea Paulista com essa alegria, a peça mostra a família resgatada com humor”, disse o prefeito. Os jovens na plateia se identificaram com a apresentação teatral e aprovaram a inciativa. “É muito importante ter eventos como esses, tira os jovens da rua para curtir uma peça teatral e mostra também que não estamos sozinhos nessa fase da adolescência que não somos entendidos”, disse Jefferson Gonçalves, de 17 anos, morador do bairro da Promeca.

Já para Lucas Fabiano da Silva, 14 anos, morador do bairro Jardim América II, a apresentação teatral transmitiu muitos valores às famílias. “Aprendi que a união é à base de toda família, gostei do evento e acredito que além de atrair o jovem para assistir, pode despertar nele uma vontade de participar também”, explicou Lucas.

O primeiro dia contou com muita emoção dos alunos

A boa música tomou conta da cidade. A Mostra dos alunos da Escola Municipal de Música trouxe um pouco do trabalho realizado durante o semestre. Uma mistura de ansiedade dos alunos e orgulho dos pais marcou o evento.

Segundo o secretário adjunto de cultura Jota Moreira o festival foi o primeiro passo para a solidificação da cultura na cidade. “O festival mostra a cultura do nosso município e é uma satisfação ver que nesses quatro dias serão contempladas quase todas as linguagens”.

O festival abre a Conferência de Cultura, que e é uma dos maiores já realizadas na cidade. “Acredito que essa é uma das maiores Conferências já realizada no município” relata Jota. Ele ainda ressalta a importância da diversidade para construção desse cenário cultural. “Temos munícipes de todas as regiões e a cultura da cidade absorveu essa diversidade. O povo varzino é critico e participa efetivamente de todas as linguagens”.

O professor e coordenador da escola de música Tiago Costa conta que a satisfação em ver alunos e pais envolvidos com a apresentação é grande. “Nossos alunos vem se desenvolvendo muito e o apoio dos pais tem sido fundamental”.

A apresentação contou com 80 alunos da escola de música e dois grupos convidados para o evento. Tiago conta que a expectativa antes do evento era grande e que os alunos se preparam muito para as apresentações, que além de música envolveram um pouco de interpretação e dança. “Os alunos da musicalização infantil preparam um repertorio com intepretação e dança folclórica”.

A professora Sibele Martins dos Santos assistiu as apresentações e conta que ficou impressionada com a riqueza cultural e a dedicação dos alunos. “É muito bom ver que as crianças estão sendo incentivadas desde pequenas na arte”. A aluna de musicalização infantil Amanda Souza Vieira de apenas 9 anos, apresentou-se com os colegas com musicas do cancioneiro folclórico brasileiro e contou que estava muito ansiosa. “Eu estava um pouco nervosa e quando comecei a tocar a flauta fiquei emocionada, foi muito bom”.

Tatiane Andrea da Cunha estava encantada com a apresentação da filha Alexandra de apenas 7 anos. “Me emocionei quando a vi no palco, é muita satisfação ver a alegria dela tocando”. Ela conta que a menina está adorando as aulas e os pais percebem a alegria da pequena em cada novo aprendizado. “Ela toca o dia todo e percebemos o quanto ela está aprendendo. Ela toca flauta, mas, já quer tocar outros instrumentos: o clarinete e o piano”. A mãe relata que continuará incentivando a participação nas aulas e nas apresentações.

João Paulo de Olveira, 9 anos, apresentou-se tocando bateria e gostou de estar tocando para um público grande. “Foi a primeira vez que me apresentei assim e foi muito bom, eu gostei dos aplauso e de saber que todos gostaram da nossa apresentação”.