Curso de fotografia apresenta o Pinhole

Esporte e Lazer - Destaques
Técnica de captação de imagem, feita através de processo artesanal, foi ensinada no Centro Cultural
 
No último sábado (27), foi realizada a Oficina de Fotografia do Projeto Pinhole Postal, no Centro Cultural. O curso é uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a POIESIS Organização Social de Cultura, que promove o resgate da fotografia artesanal.
           
O curso foi ministrado pela professora Iara Cecília Pimentel Rolim, que buscou resgatar o papel da fotografia como uma maneira de conhecer a cidade e desenvolve-la de maneira artesanal. “Essa técnica resgata a surpresa da fotografia, de conhecer a imagem apenas depois que a foto é revelada, totalmente diferente da fotografia digital”, relata.
 
A fotografia Pinhole é um processo fotográfico onde se dispensa o uso de lentes. A fotografia é obtida a partir de um compartimento vedado à entrada de luz, com apenas um pequeno orifício em uma das extremidades. “Essas fotos não são perfeitas, mas por serem artesanais são únicas, o que faz delas algo muito especial”, conclui Iara.
           
 
Na oficina foi trabalhado o processo fotográfico e os princípios básicos da fotografia, incluindo também a relação das pessoas com a cidade e com arte postal, uma vez que os alunos escolheram uma de suas imagens produzidas para enviarem, como cartão-postal, para os alunos da próxima cidade onde o projeto será realizado, promovendo assim, um intercâmbio entre alguns dos habitantes dos municípios envolvidos. O cartão-postal contém um pequeno texto falando sobre a cidade. Todas as imagens produzidas e os textos dos postais serão publicados no blog do projeto.
 
Pinhole remete ao passado
 
O aposentado Dorival da Silva participou da oficina de fotografia e revelou que sentiu voltar no tempo. “Parece que voltei para minha juventude, para quando tinha 16 anos e minha principal diversão era tirar fotos e fazer a revelação em preto e branco”, conta.
 
“A fotografia analógica é a que mais me interessa, ela tem um mistério, algo que a foto digital não tem”, afirma. Sua esposa, Durvalina Soares da Silva, incentiva a paixão do marido. “Gosto de vê-lo fotografar, e ter a oportunidade de relembrar a nossa juventude nesse curso é muito boa”, diz.
 
 
Fotografia artesanal
 
 “Pinhole” é uma câmera alternativa ou um processo de produção de imagem fotográfica a partir de materiais não convencionais. A palavra inglesa pin-hole (buraco de agulha/alfinete) ou pinhole – como é chamada em português, foi usada para designar um tipo de câmera que pode ser facilmente construída com um recipiente no qual a luz penetre somente por meio de um pequeno orifício. Na parede contrária ao orifício é colocado um papel fotográfico, sobre o qual a imagem é projetada e se fixa de forma “negativa”.