Várzea Paulista vai respirar cultura

Esporte e Lazer - Destaques
Apresentações e exposições terão início no dia 25 de junho
 
A partir do 25 de junho Várzea Paulista vai respirar Cultura e Arte. O festival que contemplará diversas linguagens e dará inicio a Conferência Municipal de Cultura.  Segundo o secretario adjunto de cultura, Jota Moreira, o evento visa assistir as linguagens defendidas pelo conselho e mostrar os trabalhos desenvolvidos na cidade. “É um momento de educar para arte, estimular e divulgar os trabalhos dos “fazedores” de cultura e arte da nossa cidade, além de convidá-los a discutir cultura” conta Jota.
 
O dia 25 será dedicado à música. Com início às 19 horas no Espaço Cidadania o evento contará com diversas apresentações. Os alunos da Escola de Música da cidade vão mostrar um pouco do trabalho desenvolvido durante o semestre.
 
No dia 26 acontecerá o 2º Encontro de Corais Varzinos. O evento terá início às 19 horas no Espaço Cidadania e contará com a participação do Coral Várzea Encanto, do Coral Municipal Infantil, do Coral Masculino Municipal além de corais convidados.
 
Já no dia 27 a cidade receberá o 1º Festival de Dança de Várzea Paulista e região, que acontecerá no Espaço Cidadania a partir das 19 horas e trará apresentações de diversas modalidades e ritmos.
 
No último dia do Festival (28) teremos a apresentação da peça teatral “A comédia da família quase imperfeita”, escrita e dirigida por Bruno Fonseca que é diretor da Cia Arteenager e professor de teatro da escola municipal de música e arte. Durante todo o evento acontecerão intervenções literárias, exposição de artesanato e artes visuais. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
 
 
Conferência Cultural
 
A Conferência Cultural acontecerá no dia 4 de julho, das 14h às 17h. Nela serão redigidas as atas de resolução e propostas elaboradas para a cultura a serem realizadas nos próximos dois anos. Também será feita a eleição do novo Conselho Municipal de Cultura que atuará nesse período.
         
Entre os dias 30 de junho a 2 de julho, a partir das 19 horas, será realizada a pré-conferência que trará discussões sobre as temáticas escolhidas para a conferência deste ano.  
         
No primeiro dia de pré – conferência (30/6) a pauta será o planejamento e serão discutidas as prioridades para o setor cultural, os projetos, os estímulos aos artistas, agentes e produtores culturais, a estrutura administrativa, os equipamentos culturais, a participação social, a preservação, difusão e divulgação do patrimônio cultural do município.
 
O segundo dia (1/7) trará discussões sobre a formação colocando em pauta a capacitação do grupo gestor, a formação de conselheiros e fortalecimento do COMUC (Conselho Municipal de Cultura), a formação de comunidade através de cursos, oficinas e palestras. O terceiro dia o tema abordado será financiamento, serão discutidos o orçamento municipal, o fundo municipal de cultura e as parcerias com o setor privado.
 
Segundo o secretário adjunto de Cultura Jota Moreira essa conferência trará uma nova fase para a cultura através da legalização. “As leis que amparam a cultura, o Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura darão mais respaldo as ações culturais. Além disso, a inserção no sistema nacional de cultura trará mais reconhecimento para a cidade”.
 
O debate trará três temas centrais. O primeiro é o Planejamento, que através do Plano Municipal de Cultura traçará o caminho a ser percorrido pela cultura no município nos próximos dez anos. O segundo é a Formação, que visa discutir um projeto para formar agentes culturais e artistas através de oficinas e cursos para que haja renovação e manutenção nas linguagens artísticas. O terceiro tema é o financiamento, que discutirá de que forma o orçamento municipal e o fundo municipal de cultura atenderá as demandas para a realização de cursos, oficinas e eventos. “Essas temáticas direcionarão a cultura para um caminho futuro mais sólido” relata Jota Moreira.
         
As discussões são abertas aos interessados no assunto e acontecerão no Espaço Cidadania.