Cirurgias de vasectomia são realizadas no Hospital Municipal

Saúde - Cotidiano
Pacientes interessados devem participar de reuniões de planejamento familiar. Procedimento é gratuito 
 
A cirurgia de vasectomia é um método contraceptivo eficiente. A cirurgia é rápida, não necessita de internação e a anestesia é local. O procedimento é realizado gratuitamente em Várzea Paulista. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município proporciona o procedimento para homens com idade estabelecida por lei – mínimo 25 anos, tendo dois filhos vivos residente no município. A ação faz parte do Projeto Estadual de Planejamento Familiar. 
 
Os casais interessados devem participam de uma palestra coletiva sobre Planejamento Familiar, que é realizada nas Unidade Básicas de Saúde, na qual a equipe da Secretaria de Saúde responde todas às duvidas dos participantes, inclusive os prós e contras do procedimento cirúrgico, já que a vasectomia ou laqueadura pode ocorrer um religamento natural. 
 
Segundo o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, o programa de planejamento familiar incluído na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, é um projeto que auxilia homens e mulheres nos métodos contraceptivos. “A vasectomia é um procedimento importante para os casais que não desejam ter mais filhos”. Completou dizendo que a ação do Planejamento Familiar e a equipe de atendimento ao paciente do município são bem estruturadas. “Por ser um projeto de estrema importância para os munícipes, a equipe orienta, acompanha o procedimento dos pacientes e ajuda da melhor forma na decisão das escolhas. É um projeto muito organizado”, finalizou. 
 
Desde quando começou a realizações cirúrgicas com o Dr. Eduardo Battel, urologista, no mês de julho/2014, foram feitas 62 cirurgias; e em 2015 aconteceram 52 procedimentos. Atualmente, há uma demanda de 26 pacientes aguardando a cirurgia de vasectomia. 
 
Para José Aparecido dos Santos, que já fez a cirurgia, o procedimento é eficaz e não há riscos. “A cirurgia durou menos de 20 minutos, foi simples e rápido. Fui liberado logo após o procedimento.” Entretanto, ressaltou a importância do casal estar consciente da escolha. “Os médicos me explicaram detalhadamente como é o procedimento e me conscientizaram sobre a escolha. Tomei essa decisão pensando na minha esposa, já que a cirurgia nela seria mais complexa e demorada”, completou.  
 
Todo procedimento é 100% do SUS (Sistema Único de Saúde) e é realizado no município, o planejamento é integrante de um conjunto de ações de atenção à saúde da mulher, do homem e do casal.
 
 
Planejamento Familiar – procedimento
 
O paciente que apresenta interesse em realizar o procedimento deve comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde receberá orientação para participar do Planejamento Familiar. O casal deve comparecer as reuniões e receber todas as orientações dos métodos contraceptivos. Após passar neste planejamento familiar e a opção for pela vasectomia, o casal assina um termo de responsabilidade e a cirurgia só poderá ser realizada após este termo completar 60 dias — Lei 9263 de 12/01/1996, que estabelece um prazo entre a vontade e a realização do procedimento. A cirurgia é realizada no hospital Dr. Alcípio Oliveira Junior que fica localizado na Avenida Eduardo de Castro, 65 – Centro.