Realidade: Gauchinha ganha rede de água potável

Infraestrutura - Destaques
Os primeiros 8 km das instalações do programa Vida Cristalina foram entregues para a população

O pequeno Nicolas de 7 anos, ao lado do prefeito Juvenal Rossi,  foi quem abriu a torneira, e marcou assim, a chegada da água encanada ao bairro Gauchinha. A prefeitura de Várzea Paulista, entregou oficialmente no último sábado (20), os primeiros 8 km de rede de água potável – Primeira Fase do projeto Vida Cristalina.

Mais de 300 residências passarão a receber água potável, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary. Serão 11,7 km de rede de água. A iniciativa é uma parceria entre SABESP e a prefeitura de Várzea Paulista.

Para o prefeito Juvenal Rossi, anfitrião do evento, o Vida Cristalina faz parte das propostas do tema reconstruir a cidade. O Gauchinha, antes era abastecido por caminhão pipa, o prefeito ainda fez questão de ressaltar a importância do projeto. “O bairro fica valorizado, os imóveis ficam valorizados e os moradores se sentem valorizados.”

Segundo o engenheiro e gerente de setor técnico da SABESP, Marcos Alexandre Uyehara, o trabalho feito em conjunto, é muito significativo. “Com a parceria é possível atender ainda mais a população.”

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a atual gestão municipal, não poupou esforços para atender essa demanda antiga dos moradores. “Assim que apresentamos o projeto para o prefeito, ele foi objetivo: vamos realizar, e hoje estamos entregando a primeira fase dessa obra”, finalizou o secretário.

Durante a solenidade a população ainda pode tirar dúvidas, um plantão com técnicos da SABESP orientou os moradores do procedimento correto para ligamento da rede. Participaram do evento os vereadores Claudemir, J.Ramiro e Valdilene. Além de secretários do governo.

Moradores marcam presença e elogiam iniciativa

“Água é vida, é um beneficio e tanto para nós moradores”, assim José Eustáquio, morador há 2 anos do bairro descrevia a chegada da rede água.

A satisfação era unânime. Maria da Penha Lopes da Silva, 49 anos, enalteceu o trabalho da prefeitura e aproveitou o evento para anotar todos os procedimentos para ligar sua rede. “Eu fiquei sabendo que a SABESP estaria aqui, então peguei todas as orientações com o pessoal e quero o mais rápido ligar minha água”, concluiu a dona de casa.

Entre os moradores estava o casal Geraldo dos Santos e Maria Regina Rodrigues dos Santos, moradores há 22 anos no Gauchinha, partiu deles há mais de 10 anos a criação de um abaixo assinado para solicitar a rede de água. “Temíamos que isso nunca fosse acontecer”, destacou Geraldo. “É uma importante conquista para o bairro, estamos felizes” concluiu Maria Regina.

Paulo Luchesi, 36 anos, morador da rua Itatiba, no Gauchinha, também parabenizou o trabalho da Prefeitura e SABESP. “Antes tinha que esperar o caminhão pipa para abastecer as casas, muitos poços estavam secando, agora não teremos mais essa preocupação.”

Como pedir a caixa padrão

Segundo o supervisor de Terraplanagem Urbana e Asfalto, Flávio Spinucci, os munícipes fazem o pedido da caixa padrão à Sabesp e da ligação entre a rede principal e as residências. A instalação do recipiente protetor da Sabesp é fundamental para que a empresa instale o hidrômetro e forneça a água potável. As solicitações devem ser feitas pelos munícipes diretamente na sede da empresa, na cidade, com a apresentação de documentação e pagamento de taxa padronizada.

Os interessados devem apresentar a cópia dos documentos pessoais (CPF e RG) e de um documento de posse, no nome do solicitante (IPTU, escritura ou contrato de compra e venda). Se o contrato de compra e venda estiver no nome do cônjuge, é necessário apresentar cópia da certidão de casamento. A taxa para a solicitação da caixinha padrão e a ligação simples é de R$ 147,00.

A Sabesp está localizada na Rua Guarova, 501 – Jd. das Palmeiras.