Prefeitura promove capacitação sobre DST para servidores da saúde

Saúde - Cotidiano
Cerca de 90 pessoas vão participar da atualização realizada pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor

Teve início nesta quarta-feira (17), a capacitação “Atualização em Protocolos de Tratamento e Fluxo de Atendimento, com ênfase em DST e prevenção a acidentes de trabalho com material biológico”, para os servidores públicos municipais na área da saúde. Cerca de 90 pessoas vão participar da formação, que é promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor).

O objetivo é atualizar os servidores a respeito dos protocolos de tratamento para DST, leitura e interpretação de exames e fluxo para coleta de Biologia Molecular das Hepatites virais realizados no CTA (Centro de Triagem e Aconselhamento).

O médico infectologista, Dr. Fernando Max da Conceição, ressaltou a importância da atualização dos funcionários sobre os protocolos de atendimento e a promoção da interação entre os profissionais. “Conhecer os protocolos facilita o trabalho dos profissionais da saúde”, disse.

O curso tem duração de 3 horas e também conta com a presença da médica infectologista Dra. Maria do Carmo Costa Brum.

Prevenção

De acordo com o infectologista, as pessoas estão relaxando no quesito prevenção, o que tem ocasionado o aumento de casos de DST e HIV. “Antes o HIV era uma doença mortal, hoje ela é uma doença crônica. As pessoas sabem que existe tratamento e param de se prevenir”, relata. “Esse problema tem crescido principalmente entre os jovens, mas também tem ocorrido com frequência entre os idosos”, explica Fernando.

Para o médico, o uso de preservativo em todas as relações sexuais é a melhor maneira de se prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. “Em todas as UBSs do município e no CTA é feita a distribuição gratuita de preservativos. As pessoas precisam voltar a pensar na sua segurança e saúde”, conclui o médico.

Conteúdo Programático da capacitação:

•Doenças Sexualmente Transmissíveis (Hepatites B e C, HIV e Sífilis);
•Interpretação laboratorial;
•Protocolo e tratamento;
•Reação Anafilática a Penicilina Benzatina;
•Protocolo de atendimento Acidente de trabalho por material biológico;
•Fluxograma de atendimento;
•PEP (Profilaxia Pós-Exposição) Ocupacional;