Várzea Paulista ganha novas árvores e novas orquídeas

Esporte e Lazer - Destaques
A doação foi um sucesso; na lista mil mudas de orquídeas e mais de 500 árvores nativas

Quem caminhava pela Avenida Fernão Dias Paes Leme, em pleno sábado (13) no centro de Várzea Paulista notava que o município ficaria mais verde e florido.  O casal Vera Lúcia Póvoa Pastri e Luiz Carlos Pastri simbolizava bem o final de semana na cidade, carregado de mudas de árvores nativas e orquídeas. “Vamos plantar tudo”, enfatizava Vera Lúcia.

A ação de distribuição de mudas faz parte da série de atividades programadas para o mês do ambiente em Várzea Paulista. A tenda da Prefeitura foi montada em frente ao Banco do Brasil, e teve fila de espera para retirar as mudas.

Foram entregues mil mudas de orquídeas e mais de 500 de árvores nativas como aroeira pimenteira, ipê, grumixama, entre outras espécies. Cada morador recebia orientação dos técnicos da secretaria de meio ambiente, como os cuidados na hora de plantar e o manejo correto durante o seu crescimento.

O prefeito Juvenal Rossi participou da atividade, conversou com moradores, e aproveitou para destacar o quanto a cidade evoluiu na área ambiental, subiu mais de 300 posições no ranking município verde e azul, onde chegou a ocupar a penúltima posição. “Hoje se coleta 98% de nosso esgoto, hoje conseguimos captar água do rio Jundiaí”, destacou o prefeito.

Para o secretário de meio ambiente João Lima, a doação foi um sucesso e destaca que as dicas são simples e importantes para o resultado final, uma linda flor ou uma árvore forte. “Saber escolher o local de plantio já é um bom começo.”

“Vou cuidar muito bem, gosto muito de plantas principalmente de orquídeas, são lindas!”, afirmou Dona Marli Sousa, 46 anos, moradora do jardim Itália que fez questão de prestar atenção em todas as explicações.

Renato Aleixo, 35 anos, morador da Vila São José, fez diferente levou a muda como presente para a esposa. “Ela gosta muito de orquídeas, tem mais de 100 no quintal, passei aqui para levar mais uma para casa”, completou o motorista.

“Minha sogra, meu filho todo mundo está levando para casa uma mudinha, vamos plantar e ver qual vai florir primeiro”, brincou Helena Gaseus, 38 anos, do bairro São Guido que trouxe toda a família para aproveitar a doação de mudas.