Atividades do Mês do Meio Ambiente são encerradas com ‘Bicicletada’

Esporte e Lazer - Destaques
Cerca de 50 pessoas fizeram o percurso de 5,5 km, partindo da Prefeitura até o Clube de Campo da Cica

Na manhã do último domingo (14), aproximadamente 50 pessoas participaram da Pedalada Ecológica, organizada em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. O percurso da pedalada foi de 5,5 km, com duração de aproximadamente 50 minutos.

O prefeito Juvenal Rossi, que participou de todo o circuito, parabenizou a iniciativa. “Precisamos resgatar momentos como este, que unem saúde, bem estar, esporte e conscientização ambiental”, disse. “Andar de bicicleta é sempre um prazer, principalmente quando se está divulgando uma causa tão importante quanto a do Meio Ambiente. Espero que ações sejam permanentes em Várzea Paulista”, afirmou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João Lima, o objetivo foi promover algo diferente para a população, que buscasse a conscientização e a qualidade de vida. “A pedalada traz benefícios à saúde, é um estilo de vida mais saudável e, andando de bicicleta, evitamos a emissão de poluentes que os automóveis produzem”, explicou João.

A empresa Adoro foi uma das patrocinadoras da atividade, e segundo o seu representante no evento, o coordenador de Meio Ambiente Luiz Gustavo, a instituição está empenhada em contribuir com a cidade e participar de seu desenvolvimento. “A Adoro está há 28 anos em Várzea Paulista e é com muita satisfação que contribuímos com iniciativas voltadas para a saúde e a conscientização ambiental”, relata.

A concentração da Pedalada Ecológica aconteceu na Rua Pedro Poloni, ao lado da Prefeitura. Os ciclistas seguiram pela Avenida Ipiranga, Avenida Fernão Dias Paes Leme, Avenida Pinheirinho e Estrada do Mursa, até chegar ao Clube de Campo da Cica. Os participantes receberam camisas e bonés gratuitos.

Ciclistas de coração

Entre os participantes da Pedalada Ecológica, estava Valentim Bernardi, de 90 anos. O aposentado veio de Jundiaí, pedalando, só para participar da atividade. “Ando de bicicleta há 50 anos, já participei de várias competições, mas hoje pedado por prazer”, conta. Tanta vitalidade, segundo Valentim vem da intensa atividade física que pratica. “Ando de bicicleta duas vezes por semana e nos outros dias faço caminhadas de 4 a 5 quilômetros”, diz orgulhoso.

O intuito de Valentim é incentivar outras pessoas na prática esportiva. “Nunca é tarde para começar e os benefícios são para sempre”. Sobre a pedalada, o esportista disse que teve que se conter. “Tive que ir num ritmo mais lento, para seguir o grupo, mas foi muito divertido. Espero que aconteçam mais vezes”. E finalizou com a frase: “Nem deu para cansar muito. Agora volto para Jundiaí pedalando, mas agora no meu ritmo”, disse sorridente.

Já o técnico de Gestão Rafael Tamberline, resolveu trocar o carro pela bicicleta, para ir trabalhar. “Andar de bicicleta só tem benefícios. Eu economizo, preservo o meio ambiente e ainda cuido da minha saúde”, afirma. “Hoje, pedalando, chego mais rápido ao trabalho do que quando ia de carro”, conclui.

Mês do Meio Ambiente

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, realizou diversas atividades em comemoração ao mês do Meio Ambiente.

As ações começaram dia 11, com uma palestra, “Água, um bem de todos”. Continuou no sábado (13), com doação de mudas de árvores e orquídeas no centro da cidade e foi encerra com a Pedalada Ecológica, no domingo (14).