Primeiríssima Infância capacita gestores e servidores de Várzea Paulista

Educação - Destaques
Equipe da prefeitura faz balanço das ações e traçam novas metas

Membros do comitê municipal de Várzea Paulista do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância participaram, quinta-feira (11) e sexta-feira (12) da ‘Oficina de apoio técnico: Sustentabilidade do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância’. No Quality Resort & Convention Center, em Itupeva, os servidores e gestores fizeram um balanço das ações já feitas e do que pode ser aprimorado, desde a implantação do projeto, e traçaram um plano de ação para os próximos anos.

Balanço e uso adequado da comunicação

No primeiro dia, foi possível estabelecer, com cartazes, uma linha do tempo das ações já realizadas nos nove municípios da região de Jundiaí. Várzea Paulista destacou, entre outros feitos, a Semana do Bebê, já com duas edições na cidade, e sua legitimação, por meio da nova legislação municipal, aprovada em 2013. O encontro foi conduzido por Anelise Timm, analista de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

No segundo momento da quinta-feira, na oficina “Comunicação como ferramenta de mobilização”, cada cidade conheceu um pouco melhor as estratégias de comunicação necessárias, para sensibilizar e engajar os vários públicos envolvidos com a causa (ONGs, instituições, empresários e outros). Os agentes puderam traçar um plano de ação para melhorar a atuação de um público-alvo específico, no caso de cada município, para fortalecer as ações do projeto. O palestrante foi Percival Caropreso, do Setor 2 ¹/2.

Representando Várzea Paulista, participaram secretários e técnicos das Secretarias: Educação; Comunicação e Governo; Saúde; e Desenvolvimento Social.

Políticas públicas e planejamento de novas ações

No segundo dia, secretários e servidores municipais tiveram acesso a várias oficinas técnicas com Renato Eliseu Costa, vice coodenador do Curso de Gestão Pública do Centro Universitário SENAC/SP.

Em um primeiro momento, à oficina “Políticas Públicas e Ciclo de Planejamento”. Na segunda parte da sexta-feira, foi possível conhecer mais sobre os orçamentos, por meio da oficina “Processos Orçamentários”. Por fim, na parte da tarde, os gestores receberam a capacitação “Planejamento de Ações” e estabeleceram as novas ações, por meio de um planejamento apresentado ao final dos encontros.

Avanços e boas expectativas

A diretora regional da DRS Campinas da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Bevilacqua, foi uma das que abriram o evento. A gestora destacou que a região de Jundiaí tem sido uma vitrine do programa para o estado de São Paulo. Encontros práticos como esse consistem em um exercício aceito pelos nove municípios, segundo ela. “”Espero que a oficina seja produtiva e que os trabalhos avancem cada vez mais”.

O diretor presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, comemorou os avanços do São Paulo Pela Primeiríssima Infância na região, nos últimos quatro anos, quando se buscavam as primeiras parcerias com os municípíos. “Em pouco tempo, nove já fazem parte do programa”. O apoio do Governo Estadual de São Paulo também foi destacado, assim como o empenho das prefeituras. “A proatividade dos municípios da região foi fundamental para o bom desenvolvimento do Primeiríssima Infância”.

Sobre o programa

A iniciativa visa a cuidar bem das crianças durante as primeiras fases da vida: primeiríssima infância (0 a 3 anos), especificamente e primeira infância (0 a 6 anos), como um todo. A FMCSV, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, investe na formação e humanização dos servidores públicos de forma intersetorial – educação, saúde e assistência social – com enfoque nas crianças e em suas famílias.