Escola Estadual Idoroti de Souza Alvarez recebe palestra sobre água

Educação - Destaques
Conscientização e economia em destaque
Na última quarta-feira (10) os alunos da escola da Escola Estadual Idoroti de Souza Alvarez, no Jardim América III assistiram a uma palestra sobre economia de água e uso consciente. A palestra foi ministrada pelo gerente administrativo da Sabesp, Alexandre Ângela, e faz parte do projeto “Água, um bem de todos” que começou a ser realizado em março nas escolas municipais e estaduais do município. O evento contou com apresentação de um coral dos alunos, leitura de poesias e reflexões sobre o tema.

O evento contou com a presença do prefeito Juvenal Rossi que falou um pouco sobre projetos importantes que estão sendo desenvolvidos na cidade visando a preocupação com o meio ambiente. “A água é uma das principais preocupações e a valorização desse recurso tem sido um dos pontos mais importantes da nossa administração”.

Ele ressalta que o município que tinha apenas 3% do esgoto tratado conta hoje com 97% do esgoto coletado e tratado. “Os investimentos em tratamento possibilitaram ao nosso município captar água do rio Jundiaí e não ter racionamento de água em 2014, mesmo em meio a pior estiagem dos últimos anos no estado”. Segundo ele essa preocupação somada a outras ações fez com que o município avançasse 258 pontos no selo verde e azul, que avalia ações do município com o meio ambiente.

O dirigente regional de ensino Adão Aparecido de Souza ressaltou a importância de levar a conscientização aos jovens. “Eles são o futuro, são o foco do trabalho e por isso fechamos essa parceria com a rede muncipal para realização deste trabalho. Além disso, são multiplicadores dessas ações e levam essa preocupação às famílias e à comunidade”. Ele relatou ainda que a preservação dos recursos naturais faz parte do currículo estadual.

A coordenadora da escola Vanessa Soares conta que a escola vem desenvolvendo o trabalho de forma multidisciplinar, isso é, envolvendo diversas disciplinas e professores no assunto. “Trabalhamos o uso consciente da água, a reutilização e não desperdício”. Ela conta que tem percebido bons resultados na escola e multiplicação dessas ações para as famílias. “Eles estão acompanhando as contas de água da escola e de suas casas e cobram das famílias ações de economia, e já sentiram a diferença na conta da economia feita com pequenas atitudes”.

A aluna Adriele Renata dos Santos, de 14 anos, declamou uma poesia sobre o tema preparada por sua turma e conta que já vem tomando diversas atitudes em casa e na escola para economizar água. “Não escovo os dentes com a torneira aberta, economizo no banho, uso água da máquina de lavar para limpar o quintal e outras coisas que parecem pequenas, mas, fazem diferença”. Ela acredita que essas pequenas mudanças ajudam o meio ambiente e leva esse recado de economia as outras pessoas.

Já o aluno Thiago José da Silva, de 15 anos, conta que a preocupação com a água é também a preocupação com o futuro do planeta e das gerações futuras. “Todos precisam ajudar para que a água não seja um grande problema para os nossos filhos. Se cada uma fizer a sua parte conseguiremos garantir água a eles”.

O projeto

O projeto “Água, um bem de todos” tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a economia e utilização responsável da água. Foi iniciado em março através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Sabesp, e atenderá escolas da rede municipal e estadual.

O trabalho visa proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água. Será desenvolvido durante todo o ano letivo e contará com palestras, apresentações teatrais, experimentos e visitas. Ao final cada escola deverá apresentar um plano de economia de água na unidade.

Além do trabalho nas escolas o projeto conta com um blog onde o trabalho desenvolvido pelas unidades é divulgado. O blog conta também com informações sobre o tema, jogos e atividades. O endereço do blog é projetoaguapmvp.blogspot.com.br